202101191439

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

ONG Areia de Araraquara é destaque no Brasil e no mundo

Por: REBECA CAROLINA JOAQUIM

11/11/2009

José Aparecido Pessetti, o Zinho Uirapuru, é morador do bairro Adalberto Roxo II e fundador do Agrupamento de Radio Emissão Independente de Araraquara(SP), hoje ONG Areia.

Tudo começou em 1988, quando Zinho optou em comprar um rádio transmissor PX, com o simples intuito de falar com pessoas de diversos lugares do país e do mundo. Foi quando uma pessoa internada necessitava urgentemente de uma medicação muito rara e, rapidamente, Zinho chamou no rádio e anunciou o remédio que desejava, aí então um argentino respondeu seu chamado e o enviou.

Depois desse dia, Zinho ficou conhecido pela imprensa e, naturalmente, as pessoas começaram a procurá-lo pedindo ajuda para encontrar seus filhos ou parentes desaparecidos. Desde então, são 21 anos de trabalho realizados e quase 4 mil pessoas encontradas.

“Além de procurar pessoas desaparecidas, uso o rádio transmissor PX para colaborar com a Polícia Militar em caso de alguma urgência. Também tenho ajudado muitos caminhoneiros em acidentes”, complementa Zinho.

A ONG conta com mais de 2 mil colaboradores voluntários no Brasil e quase 500 no exterior. Segundo ele, o que falta é mais divulgação em seu trabalho que é sem fins lucrativos e pode ajudar muitas pessoas de lugares distintos.

Zinho tem a esperança que algum político ou empresário doe um terreno pequeno, apenas para montar três salas e ter um lugar específico para a ONG. Ele atende em sua salinha pequena e, além disso, tem alguns pequenos gastos e qualquer ajuda é muito bem vinda.“Aqui a gente gasta muito papel, caneta, blocos, além da sala ser muito apertada para os outros dois colaboradores da cidade”, explica ele.

Zinho se sente lisonjeado em ajudar o próximo. “Nunca imaginei ser homenageado, estar no batalhão da Polícia. Tudo que faço é de coração, acredito que seja um dom que Deus me deu. É a semente que eu semeei e estou colhendo esse fruto maravilhoso”, completa ele.

Para as pessoas que tiverem parentes desaparecidos, é só comparecer na sede com todas as informações ou detalhes que possam ajudar na busca pelo desaparecido. A Sede da ONG Areia fica na Avenida Arlindo Miguel, 84,no Jardim Adalberto Roxo II. Também podem entrar em contato pelos telefones: (16) 3324-2270 / 3324-0851 / 9265-7211 ou ainda, enviar um e-mail para gruproareia_araraquara_sp@ig.com.br .



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI