202101272311

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Escola de Engenharia de São Carlos vence competição nacional de aerodesign

Por: EDUARDO SOTTO MAYOR DA SILVA

17/11/2009

Estudantes do curso de Engenharia Aeronáutica da USP São Carlos acabam de vencer o SAE Brasil AeroDesign, competição voltada à elaboração de novidades na área aeronáutica. Os projetos desenvolvidos para o evento são importantes por contribuir com a formação dos estudantes e chamam atenção do mercado pelas novidades em projeção e construção de aviões.

O campeonato consiste em submeter os projetos a avaliações quanto à concepção e desempenho, feitas por engenheiros do setor aeronáutico. Neste ano, participaram da competição 91 equipes de várias regiões do País, além de representantes da Venezuela, México e Índia. Para participar da competição as equipes, compostas por estudantes de graduação e pós-graduação, são desafiadas a projetar e construir aviões radiocontrolados.

A USP São Carlos é a única instituição brasileira a levantar por quatro vezes o troféu de campeã: nos anos de 2005, 2006, 2008 e 2009, além dos títulos internacionais em 2006, 2007 e 2009. Neste ano, das três classes existentes na competição nacional, os estudantes da cidade venceram duas delas e ficaram com a segunda colocação na outra classe.

Com essa classificação a equipe da Escola de Engenharia Aeronáutica de São Carlos da USP ganhou o direito de representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2010, nos Estados Unidos. A East Competition é um evento internacional, com a presença de centenas de estudantes projetistas de novidades na área da aeronáutica.

Mas qual a importância dessas inovações para a formação dos estudantes e também para utilizações futuras no mercado?

Tulio Martins, aluno do segundo ano de engenharia aeronáutica da USP, conta que o grande objetivo de participar desse campeonato é aprender cada vez mais.

Para Paulo Greco, professor da USP e coordenador da equipe são-carlense, embora a competição seja baseada em aeromodelos, a elaboração de novidades e o trabalho em equipe fazem com que os alunos saiam com maior preparo para atender as demandas do mercado de trabalho.

Um dos aviões campeões deste ano, batizado de 'Charlie', apresentou um grande diferencial. Ao contrário de todas as outras que voavam com apenas um motor, Charlie voava com 4, com uma capacidade de carregar até 4 vezes o seu peso, que é 7 quilos.

A inovação é importante, não apenas pela quantidade de motores, mas sim, por seu projeto estrutural e aerodinâmico. Para o professor Paulo Greco, essas inovações são de grande interesse das empresas aeronáuticas, que buscam por iniciativas de jovens talentos que trabalham pesquisando aeronaves não tripuladas que podem ser usadas em missões de vigilância, por exemplo.

Depois do campeonato nacional, para poder representar o Brasil na Aerodesign East Competition, em 2010, nos Estados Unidos, a equipe de São Carlos está atualmente em busca de patrocinadores. Para saber mais informações sobre os projetos vencedores de São Carlos, o telefone de contato da equipe de Engenharia Aeronáutica da USP é o 16-3373-9430.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI