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Nutricionista destaca importância do Dia Mundial da Alimentação

Por: ÉVELIN THAIS DA SILVA

14/10/2009

No próximo dia 16 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Alimentação. Criado em 1945 pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a difícil situação que enfrentam muitos que passam fome e estão desnutridos. Outro objetivo é o de promover, em todo o mundo, a participação da população na luta contra a fome. O tema deste ano é: "O Direito da alimentação".

A nutricionista Andressa Lourenço, de Matão (SP),destaca a importância do Dia Mundial da Alimentação."Milhões de pessoas no mundo não têm acesso à alimentação saudável, de qualidade e em quantidade suficiente e, no Brasil, o feijão e o arroz figura como prato básico e predileto da maioria das pessoas", opina.

Porém, segundo ela, estes não podem ser os únicos componentes na alimentação."É extremamente necessário a variação de verduras, legumes, cereais, peixes e carnes, ovos, leite e derivados.As substâncias e os nutrientes encontrados nos alimentos são essenciais para o crescimento e a sobrevivência dos seres vivos e a deficiência vitamínica pode afetar o bem-estar mental", diz a nutricionista.

Segundo ela, as pessoas precisam ter uma alimentação adequada e devem saber a importância das vitaminas existentes nos alimentos."A vitamina A, por exemplo, é indispensável para a boa formação da pele e está em frutas amarelas, ovos e legumes. A vitamina B, serve para o metabolismo celular e está nas carnes de vaca, de galinha ou de peixe e no arroz e feijão", diz.

Já a vitamina C, de acordo com ela, fortalece as paredes dos vasos sanguíneos, para prevenir hemorragias e para dar resistência contra gripes e resfriados."As frutas maduras e frescas são as principais fontes de vitamina C como o caju, a goiaba, acerola, mamão, laranja, tangerina, manga, limão, abacaxi, morango, kiwi e melão e são indispensáveis, principalmente, no verão, pois o calor destrói está vitamina com facilidade",completa.

"A Vitamina D é fabricada pelo nosso organismo quando tomamos sol que aumenta a absorção intestinal de cálcio e fósforo e fortalece o nosso esqueleto, mas o excesso de vitamina D tem um efeito da saída de cálcio dos ossos", explica.

Ainda, de acordo com Andressa, a vitamina E,por exemplo, protege os pulmões, diminui o mau colesterol e faz bem para o coração."Quem come folhas verdes escuras e legumes terá o suficiente desta vitamina”,diz.

Mas ela lembra " as vitaminas não agem sozinhas e servem justamente para ajudar a transformar a comida em energia e em nosso organismo devemos ter todas elas e precisamos lembrar que não basta comer, mas sim, é necessário saber o que podemos ou não comer, quando comer, quanto comer e como comer", finaliza.

Em Matão,uma das colaboradoras, nesta data, é a aposentada Olivia Ferreira da Silva.Há três anos ela arrecada, em seu bairro, o Jardim Alvorada, alimentos para depois fazer a doação para pessoas necessitadas."Soube que no dia do nascimento de minha primeira e única neta, Maria Eduarda Lopes da Silva, de 3 anos, era comemorado o Dia Mundial da Alimentação e, em forma de agradecimento, recolho os alimentos com ajuda de minha vizinhança, desde o mês de setembro, e no dia 16 de outubro em agradecimento ao nascimento dela, levo estes alimentos para as crianças de outros bairros mais necessitados.Desta forma, comemoro o aniversário dela".



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