Ageuniara

Moradores aguadam retirada de trilhos em Araraquara

Por: GISLAINE APARECIDA BIFURCO

30/09/2009

Os moradores da Vila Xavier,em Araraquara(SP), sobretudo, os do Jardim Viaduto, sofrem com o barulho dos trens que trafegam durante todo o dia, inclusive nas madrugadas.

Desde a sua inauguração , a Estação Ferroviária de Araraquara ,com seus trens de passageiros, a Araraquarense,como era conhecida ,tinha um percurso pequeno ,ligando Araraquara a Itaquerê (atual Distrito de Bueno de Andrada).Hoje,com grande trecho percorrido dentro da cidade,com apenas trens de carga,leva barulho que incomoda a população.

Segundo o coordenador de planejamento da prefeitura, Ivan Moralles,foi feito um convênio para ser viabilizado as obras de retirada do contorno dos trilhos que,na verdade, já tiveram início. O projeto é subsidiado pelo Programa de Aceleração do Crescimento.(PAC)

“Após sua retirada teremos de três a seis meses para o término do contorno ferroviário e será feito uma ponte perto da usina Maringá.A previsão de retirada é até 2010, isso se não houver nenhum empecilho”, informa Moralles.

Segundo ele,com a retirada dos trilhos,a cidade terá uma área central de reurbanização total,com parque, lazer,cultura e praça de alimentação. “É todo um remanejamento que terá que ser analisado pela Câmara Municipal.A idéia é levar o Paço Municipal e todo órgão público,centralizando-os num só local” conclui o coordenador.

Os aspectos mais criticados pelos moradores da cidade e, em especial os do Jardim Viaduto,são a demora da retirada dos trilhos e o transtorno causado pelo barulho de seus apitos pela madrugada.“Atrapalha o sono de muita gente que precisa dormir para trabalhar no dia seguinte”,diz o morador Felipe Gabriel Gomes ,que constantemente dorme na casa de sua avó e que,segundo ele, também fica muito incomodada com o barulho.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/