[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Rádio Uniara FM 100,1 está temporariamente fora do ar para ajustes técnicos.

Em breve, toda a programação da rádio estará normalizada. Agradecemos a compreensão de todos os nossos ouvintes

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

São Lourenço Atlético Clube completa 65 anos

Por: FAGNER PEREIRA

02/09/2009

O São Lourenço Atlético Clube surgiu em Matão (SP) em 10 de Agosto de 1944 através de uma reunião envolvendo esportistas da cidade, com o propósito de fundar um clube esportivo, idéia do saudoso Luiz Miguel Pereira, o "Luizinho Pereira". O time ganhou esse nome pela data ser dia de São Lourenço que foi um mártir católico do Séc. III D.C..

De um time que começou como uma equipe de várzea, disputando torneios na cidade e região, foi o primeiro time profissional de Matão, disputando, na época, a 3ª Divisão do Futebol Paulista, filiado à Federação Paulista de Futebol. Isto foi até o ano de 1968. As atividades se encerraram definitivamente em 1973.

Em 1988, um reunião organizada por Lorival Pereira, o "Vale Pereira", em uma chácara,contou com a presença somente de alguns ex-atletas, no mês de aniversário do clube, que acontece em agosto.A confraternização gerou boa repercussão. Os comentários foram extraordinários.“Nunca pensei que seria tão comentado”, afirma Vale Pereira.

“Já que gostaram tanto vamos fazer outra”, completa. A festa acabou ganhando proporções inesperadas, acontece anualmente, e entrou para o calendário de comemorações do município que também celebra aniversário em agosto.

Formou-se uma comissão organizadora composta por: Sebastião Mariano de Souza,o “Tião Tatá”, José Luiz Paiolo, Lúcio de Souza, Orivaldo Chiozzini,o “Ranquei”, Geraldo Di Fábio, o “Gera”, Enéias Chiozzini Filho,o “Mano”, Laerte Pereira,o “Laertinho” e Wanderley Constantino.

“O São Lourenço vive na lembrança e nos corações dos ex-atletas, para não deixar morrer todo o passado do clube é que realizamos a festa”, diz Laerte.

Quase todos os ex-atletas marcam presença, os que não participam justificam o motivo da ausência. Hoje o São Lourenço tem até patrocínio, coisa rara nos tempos de futebol.“Algumas empresas colaboram com a festa, tanto com quantias em dinheiro ou fornecendo prendas”, conta Enéias Chiozzini Filho “Mano”.

“O encontro de gerações no evento, propicia aqueles que não tiveram a oportunidade de ver, mas conhecer um pouco do que foi o time”, comenta Tião Tatá.

Além dos ex-atletas do São Lourenço, outros jogadores que marcaram época em clubes do futebol brasileiro, também já participaram da festa, como Ademir da Guia, Dudu, Djalma Santos, Oberdan Catani, Fábio Cripa, Turcão e Nei que fizeram história no Palmeiras.Oscar Bernardi que jogou na Ponte Preta e São Paulo, Wilson Tadei que hoje atua como treinador e foi campeão mundial pelo Grêmio em 1983.

Já Zé Maria ex-lateral do Corinthians também esteve presente em duas oportunidades, diz que é uma satisfação comparecer e principalmente ser lembrado.“Vim com maior prazer, gostei tanto que já estou me convidando para próxima”, finaliza Zé Maria.

Desde o ano 2000 a confraternização ocorre no clube da Bambozzi cedido pela diretoria do clube.“Com o dinheiro do aluguel podemos destinar a compra de camisas, carnes e bebidas e o que for necessário para o evento”, completa Wanderley Constantino.

Vale Pereira destaca que o intuito é não acabar a festa, por isso já prepara uma nova geração.“Tem meu filho, meu sobrinho e mais alguns amigos que se identificam de alguma forma com o São Lourenço e dizem que a festa não pode terminar”, completa.

Para relembrar toda a trajetória do São Lourenço e das festas realizadas foi desenvolvido um blog com histórias, relatos e fotos do passado e do presente, mantendo viva a memória do Glorioso Clube São Lourenço.O blog pode ser acessado através do seguinte endereço: www.saolourencoac.blogspot.com



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/