202101250423

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

UFSCar estimula cineclubismo em São Carlos

Por: SARAH MASCARENHAS LUPORINI

03/06/2009

Desde 2005,São Carlos (SP) é prestigiada, toda semana, com o projeto CineUFSCar. A idéia é estimular a prática do cineclubismo e, também, a formação de um público mais crítico que tem acesso aos filmes produzidos que não entram no circuito comercial do cinema.

Promovido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar),o projeto se estendeu e, atualmente, tem sessões semanais que são exibidas no distrito de Água Vermelha (SP).

O CineUFSCar é um projeto que começou de forma simples, buscando estimular a formação e o consumo de produtos audiovisuais, tanto para os alunos do curso de Imagem e Som, quanto para a população de São Carlos.

Atualmente o projeto traz sua programação no Teatro “Florestan Fernandes”, que comporta mais de 400 lugares. A UFSCar mostra, através desse projeto, como se sensibiliza com o papel desempenhado na formação cultural dos seus alunos e da cidade,ao promover uma ação cultural tão importante de forma gratuita.

Para o coordenador do CineUFSCar, Leonardo Barbosa Rossato, a necessidade de montar o cineclube foi porque na época não havia opção de cinema na cidade."Na época não havia esta proliferação de cineclubes que se tem hoje. A universidade topou a parceria e apoiou a criação do cineclube dentro da UFSCar.As sessões acontecem semanalmente e tem um público aproximado de 100 pessoas por sessão”, diz.

As sessões de cinema do CineUFSCar acontecem todas as quartas-feiras às 19h no Teatro Florestan Fernades dentro da UFSCar. Segundo Renata Figueiró, coordenadora do Afrocine e frequentadora do CineUFSCar "o Cineufscar é sensacional! Sem dúvida é o cineclube mais cineclubistico da cidade,o único que exibe em 35 mm, além de dar acesso cultural e uma formação muito qualificada ao público".

Mais informações sobre o CineUFSCar podem ser obtidas através do site: www.cinema.ufscar.br

Cine São Roque

Com o sucesso desta ação a UFSCar em parceria com a prefeitura de São Carlos, lançaram o Cine São Roque. O projeto realiza sessões semanais de cinema no Armazém Cultura, localizado em Água Vermelha, distrito rural da cidade. "Foi pensando em conjunto, pois queríamos atingir um espaço que não tivesse equipamentos culturais estabelecidos e escolhemos o distrito por ter um caráter rural", explica Rossato.

Confira a programação do mês de junho

03/06: “Não estou lá”(I’m not there) – Todd Haynes (EUA/Alemanha, 2007, cor, 135 min)

10/06: “Botinada” – Gastão Moreira (Brasil, 2006, cor, 110 min)

24/06:“Vinícius” – de Miguel Faria Jr. (Brasil, 2005, cor, 110 min)



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI