Ageuniara

Prefeitura faz projetos de urbanização para deficientes físicos nos bairros

Por: MOSIAH GONZAGA DE MARIA

15/05/2009

A prefeitura de Araraquara começa a elaborar projetos para melhorar a vida dos deficientes físicos dentro dos bairros, reformando calçadas, criando rampas e fazendo o possível para facilitar o deslocamento desses portadores de necessidades especiais.

De acordo com Ivan Guilherme Morales, coordenador executivo de planejamento urbano, a prefeitura tem projetos ligados a infraestrutura, que primeiro terão que ser aprovados pela Câmara Municipal para depois serem executados. Como é algo que exigirá verbas específicas do governo, o projeto se iniciará na periferia, até atingir todos os bairros da cidade.

No centro da cidade há melhor estrutura para atender portadores de necessidades especiasis do que nos bairros. Muitas pessoas que são forçadas a usar cadeiras de rodas dentro de seus respectivos bairros mas encontram muitas dificuldades para se locomover até supermercados, padarias, algum parque local ou a qualquer outra atividade que queira fazer.

É o caso da senhora Regina Junot, de 71 anos, que sofreu um acidente ao descer as escadas e agora se encontra impossibilitada de se locomover sem uma cadeira de rodas. Ela vive sozinha e por isso tem que sair de casa muitas vezes para resolver problemas, ir ao salão de beleza, ou comprar algo. Por muitas vezes se machucou no caminho devido à falta de rampas nas calçadas do bairro Maria Luiza, onde reside.

Esse problema é comum na maioria dos bairros da cidade, o que força muitas vezes os deficientes cadeirantes a trafegarem pela rua, tornando a locomoção perigosa e arriscada.

Não há prazo para o início das obras, mas Ivan Guilherme afirma que será dentro de alguns meses.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/