Ageuniara

Prazo para declaração do Imposto de Renda termina em abril

Por: MANOELA DE MIRANDA MARQUES

04/03/2009

Começou, em 2 de março, o prazo para declaração do imposto de renda que termina em 30 de abril e deve ser feita pelos contribuintes que tiveram um rendimento superior a R$ 16.473,72 no ano de 2008.

São quase dois meses para fazer a declaração e todos os anos o problema se repete, as pessoas deixam para os últimos dias causando sérios problemas, sobrecarregando o sistema e, algumas vezes, não conseguem concluir o processo.

Para Celia Vasques, encarregada do departamento pessoal de um escritório de contabilidade em Araraquara(SP), o maior problema é a mania que os brasileiros têm de deixar tudo para última hora."No último dia do prazo não param de vir pessoas querendo fazer sua declaração, é uma loucura, uma correria e eles acham que dá tempo, que é fácil, não é assim. Precisa conferir uma série de documentos, contabilizar tudo, é um processo demorado”.

Segundo Celia, “a sobrecarga no sistema acontece também porque hoje em dia a maioria das pessoas entrega a declaração via internet e não utiliza muito as outras formas que são o preenchimento de um formulário nos correios ou entrega de disquete no Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal”.

O atraso na entrega da declaração implica em uma multa para o contribuinte que pode chegar a R$ 165,00 ou bloqueio do CPF. Wagner Astorino, morador da cidade, já declara o imposto há muitos anos e afirma: “aprendi não deixar para última hora, uma vez esqueci, perdi o prazo e tive muitos problemas para regularizar isso depois”. Ele é uma das pessoas que deixou de entregar sua declaração em disquetes, como fazia nas primeiras vezes, para fazer pela internet.“Depois que aprendi fazer direto no site da Receita, achei muito mais fácil e nunca mais fiz pelo banco. Mas, às vezes, só lembro quando o prazo está no fim, daí o sistema fica muito lento e dá erros”.

O contribuinte que precisa fazer sua declaração pode fazer online, baixar o programa direto em seu computador, procurar pessoas especializadas em escritórios de contabilidade ou as agências dos Correios. Mais informações podem ser obtidas na sede da Receita Federal de Araraquara,localizada na Avenida Rodrigo Fernando Grillo, nº 2775, pelo telefone (16) 3311-6511 ou pela internet no site: www.receita.fazenda.gov.br.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/