Ageuniara

Arquivo Ana Lagoa fará parte de projeto do Arquivo Nacional

Por: YVES BARBERIO MARIANO

24/11/2008

Criado em agosto de 1996, o Arquivo Ana Lagoa(AAL),existente na Universidade Federal de São Carlos(UFSCar),foi recentemente convidado a participar do Projeto “Memórias Reveladas: Centro de Referência de Lutas Políticas do Brasil (1964-1985)”,do Arquivo Nacional.

O AAL reúne um acervo significativo de materiais sobre a ditadura militar no Brasil, além de demais assuntos sobre a Força Armada Brasileira e a Defesa Nacional do país.

Ao todo, são 1.600 livros, 20 mil recortes de jornal, cerca de dois mil fascículos de periódicos, além de centenas de documentos, incluindo extensas coleções de periódicos como “A Defesa Nacional”, “Revista Marítima Brasileira” e “Tecnologia e Defesa”.

Segundo o professor doutor João Roberto Martins Filho, coordenador do AAL, o mesmo foi criado graças a doações feitas pela jornalista Ana Lagoa, que guardou tudo que podia sobre a ditadura nas décadas de 70 e 80, e doou à Universidade em 1995.

O Arquivo ainda conta com doações de terceiros sobre governos como Castelo Branco e Costa e Silva, por exemplo. São doações de todo Brasil sobre a ditadura, além de receber financiamento do Programa Pró-Defesa, patrocinado pela CAPES e pelo Ministério da Defesa.

Para o professor Martins Filho, o convite feito pelo Arquivo Nacional é de extrema importância, pois se configura como o reconhecimento pelo trabalho realizado nesses 12 anos de atividades do AAL."Já que o colocam numa seleta lista de 28 arquivos brasileiros, 12 arquivos estaduais, biblioteca do Senado, etc",informa.

Os interessados em saber mais sobre o projeto, devem acessar o site do mesmo, http://www.arqanalagoa.ufscar.br/ ou entrar em contato através do telefone 3351-8654.

A população pode acessar parte do conteúdo através do site do AAL ou agendando uma visita.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/