[ mostrar mensagem ]
Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)
Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.
Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.
[ ocultar ]
O dia 20 de novembro é o Dia Nacional da Consciência Negra. A data foi transformada em Dia Nacional da Consciência Negra pelo Movimento Negro Unificado em 1978. A data é uma homenagem a Zumbi, líder máximo do Quilombo de Palmares e símbolo da resistência negra, assassinado em 20 de novembro de 1695.
A comemoração é facultativa e compete aos municípios decretar ou não a data como feriado. Na região central do Estado, apenas Araraquara e Ribeirão Preto aderiram ao feriado. Em todo o Estado são mais de 50 cidades e no Brasil já passam de 250 municípios onde será feriado no próximo dia 20.
A historiadora Márcia Tânia Alves (Marcinha), do Centro de Referência Afro de Araraquara, divulgou a programação do mês da consciência negra em Araraquara:
Dia 1º de novembro um empresário do ramo de alimentação oferece Samba de boa qualidade num restaurante da Rua 2, a partir das 21 horas.
Dia 9, missa afro na igreja Santo Antônio às 19 horas, com participação do grupo Acatados da Rua cantando o Hino Nacional em ritmo de samba. A missa acontece há 8 anos e é o único dia no ano em que a igreja Católica recebe outras religiões como a Umbanda e o Candomblé.
Dia 15, encontro de religiões matrizes (Umbanda e o Candomblé) para discussão sobre as religiões.
Dia 19, saúde da população negra, será oferecido na Praça Santa Cruz uma série de atividades voltadas à saúde.
Dia 20, feriado, a cidade contará com atividades durante todo o dia, começando com a marcha Zumbi dos Palmares a partir das 9 horas, finalizando com a entrega do prêmio Zumbi dos Palmares.
A historiadora Marcinha comentou também a importância do apoio de lojas e outras empresas que apoiam o mês da consciência negra.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI