[ mostrar mensagem ]
Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)
Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.
Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.
[ ocultar ]
Cabeceira era o nome das terras que hoje formam o centro do distrito, mas como na região havia muitos coqueirais da espécie “guariroba” e também uma grande fazenda com o mesmo nome, o lugar passou a ser conhecido como tal. O nome Guariroba vem do linguajar Tupi e quer dizer coqueiro-amargo.
Por volta do ano de 1917, atraídos pela riqueza do café, fazendeiros se fixaram no local. De acordo com a lei estadual Nº. 1606 de 31 de outubro de 1918, foi criado o distrito de Guariroba, a partir de então foi instalado o cartório de Paz e Anexos do Civil e Tabelionato, para que todos os residentes nas áreas compreendidas pelas divisas do distrito procedessem os registros de óbitos e nascimentos e publicassem os proclamas de casamentos. Desde então o fundador de Guariroba, José Pires de Góes, doou terras para a praça da Igreja e mais tarde para o cemitério.
A população de Guariroba no último senso de 2000 era de de 2.336 pessoas. Para a eleição municipal do mês de outubro deste ano estavam registrados 1.504 eleitores no distrito.
Guariroba fica a 532 metros acima do nível do mar. A extensão territorial é de 285,42 Km/2. A área urbana é composta pelo centro, pelo conjunto habitacional Damião Antonio Gonçalves e pelo conjunto habitacional Osmar Constâncio; a área rural é composta por sítios e fazendas, bairro da Barra Mansa, Santa Rosa, Cachoeirinha e Itagaçaba. O distrito localiza-se no sudoeste do município de Taquaritinga fazendo divisa com os municípios de Itápolis, Matão e Fernando Prestes.
A bacia hidrográfica é a do Tietê-Batalha e seus principais cursos d’água são o Ribeirão dos Porcos, Ribeirão São Lourenço e Córrego Guariroba.
A base econômica sempre foi àa agricultura, uma característica que se firmou com os imigrantes italianos. Hoje Guariroba ocupa o 1º lugar do município na produção de Goiaba, embora produza também laranja e limão.
Duas indústrias têm unidades no distrito: A Guari Fruits emprega cerca de 260 pessoas, é a maior indústria do município e no ano de 2004 foi considerada a maior produtora de polpa de Goiaba da América Latina; e a Killes Indústria e Comércio de Polpas que junto com a Edval Mira Alimentos empregam cerca de 150 pessoas. Essas indústrias são transformadoras de alimentos e processadoras de matéria-prima vinda das lavouras do distrito e da região.
Alguns anos atrás moradores do distrito se reuniram para verificar a possibilidade de passar o distrito para município. O projeto até hoje não andou, algo que frustrou os moradores.
A “Lenda do Capa Preta” é uma das mais vivas no imaginário dos moradores de Guariroba. Faz referência a um oficial do exército que, por mau comportamento, teria sido enviado para o sertão do Estado, tornando-se um desbravador destas terras. Através de apropriações fez-se grande proprietário de terras, compreendidas desde Nova América até Itajobi. Conta a lenda que durante a noite em matas que rodeiam o Ribeirão dos Porcos, em terras antes pertencentes ao Capa Preta ouve-se, após um vendaval, o barulho de aabertura de picadas adentrando a mata, bem como o ruído ensurdecedor de arvores tombando. Os aantigos moradores acreditam que esses ruídos seriam provoados pelo Capa Preta em sua apropriação de terras, sempre com muita violência contra posseiros e indígenas.
Guariroba é um orgulho para o município, dizem os orgulhosos moradores do distrito. Afinal, da agricultura e de suas indústrias é que vem a fama de Taquaritinga.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI