Ageuniara

Escola de Matão ensina modalidades esportivas diferentes

Por: JOAO ALBERTO CHIARI

21/10/2008

Na Escola Estadual “Odone Belline”, de Matão, devido à iniciativa de sua coordenação pedagógica, está sendo desenvolvido um projeto inovador. Crianças aprendem regras e praticam esportes pouco comuns no país, como esgrima, flagball e badmington.

Nada de futebol, basquete ou vôlei. Agora é a vez dos esportes ditos alternativos tomarem conta da quadra da escola, como o flagball (futebol americano), esgrima e badmington (jogo de peteca).

Seguindo a proposta curricular da Secretaria Estadual de Educação, a escola está comprovando que atividades esportivas até então desconhecidas têm grande receptividade por parte dos alunos.

Esses esportes têm que se adequar à realidade da escola. No caso da esgrima, as espadas são feitas com jornais; já o badmington e flagball são adaptados às quadras e condições de prática.

Com o apoio do professor de Educação Física, Diogo José Pinto, atividades diferenciadas e esportes típicos de outros países fazem com que os alunos tenham contato maior com a cultura desses povos.

Segundo o professor Diogo, o intuito da prática desses esportes acerta diretamente no interesse e atração que os alunos podem desenvolver por uma determinada modalidade esportiva, além do incentivo à pratica. “Como esses alunos não conhecem os esportes, eles ficam sempre com vontade de praticá-los cada vez mais e muitos acabam mostrando suas verdadeiras habilidades nessas novas opções esportivas”, explica Diogo.

Para as coordenadoras pedagógicas dos ensinos Fundamental e Médio da escola, Tereza Maria Rigoli e Nimuêndaju Oliveira, essa nova proposta nas aulas de Educação Física permite aos professores desenvolver um conteúdo atraente para evitar a mesmice das práticas esportivas convencionais.

Disciplinas como Geografia, História, Ciências “entram no jogo” expondo paralelamente informações dos países onde esses esportes têm tradição.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/