[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Rádio Uniara FM 100,1 está temporariamente fora do ar para ajustes técnicos.

Em breve, toda a programação da rádio estará normalizada. Agradecemos a compreensão de todos os nossos ouvintes

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Onda Verde em Araraquara apresenta resultados e inspira novo projeto

Por: CASSIO VINICIUS VICTORINO DE PAULA

14/10/2008

Para melhorar o fluxo do trânsito na avenida Padre Francisco Colturato (Avenida 36) a gerência trânsito da CTA (Companhia Tróleibus Araraquara) sincronizou dez semáforos ao longo da via.

Só é possivel perceber o sincronismo se o motorista inciar o traejto pela Avenida 36 a partir do cruzamento com a rua Expedicionarios do Brasil (rua 8), mantendo a velocidade média de 40 Km/h. "Quem está observado acha que nunca tem movivento; isso é resultado da onda verde", afirma Vágner Marcelo, eletrecista de semáforos.

O projeto de sincronização, iniciado no mês de julho, ainda gera dúvida em motoristas. Lucas de Almeida, motorista há seis anos, afirma que durante a noite não tem muito resultado devido ao grande número de veiculos.

A “onda verde” custou para o orçamento municipal cerca de R$ 100 mil devido aos controlodores inteligentes que foram instalados.

Além da onda verde, a CTA tem um projeto de criação de uma central de controle. Para isso é preciso trocar todos os controladores existentes na cidade. “Esse é um projeto ambicioso e caro, por isso não temos data de implatanção”, afirma Gerhard Schneider Júnior, engenherio de trânsito e transporte da CTA.

Os controladores inetligentes mantém uma comunicação entre eles e podem fazer até 74 trocas de programação de tempo por dia, de acordo com o horário. Nos horários de pico, o sinal verde é mais constante e demorado.

Já a partir das 23 horas todos os 117 semáforos que a cidade possui são programados para agir com mais velocidade diminuindo o tempo de defasagem. O motorista não fica muito tempo parado ou até mesmo não pára, desde que manetnha uma velocidade baixa. "Isso aumenta a segurança do motorista”, diz Vágner. Ainda para evitar esse tipo de situação, na madrugada os semaforos ficam em amarelo piscante, completa.

“Caso o motorista ultrapasse o sinal ´vermelho´ e algum guarda estiver olhando, o motorista vai ser autuado normalmente, porque é lei; e essa conversa de ficar dando sopa para assaltante na madrugada é papo de infrator", garante Schneider.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/