Ageuniara

Museu municipal de Jaú atrai visitantes com exposições

Por: PEDRO HENRIQUE DUTRA PEREIRA

24/06/2008

O que atrai público para o museu municipal, segundo a diretora do espaço, Terezinha de Jesus Dua Gramboni, além do acervo permanente, são as exposições temáticas realizadas no espaço cultural. Um evento bem frequentado atrai de 2500 a 3000 visitantes, segundo balanços feitos ao fim de cada exposição.

Atualmente o museu municipal de Jaú exibe uma mostra sobre propaganda Nazista, com cartazes, fotos, capas de revistas, moedas alemãs e filmes do período. A exposição atrai visitantes da cidade e de toda a região.

Lucy Rossi, secretária de Cultura e Turismo do município, explica que o tema desperta interesse em um público diverso: jovens estudantes que se relacionam com o assunto nas salas de aula, leigos que buscam informação, adultos que descendem de alemães que vivenciaram o período, entre outros, marcam presença no evento.

A “Mostra sobre a Propaganda Nazista” fica aberta até o dia 30 de junho.

Para o mês de julho a Secretaria de Cultura e Turismo projeta uma exposição voltada para a degradação do meio ambiente. Fotos do Instituto Felcruz, do Rio de Janeiro, tiradas por Euclides da Cunha na Amazônia, na década de 20, ilustram o evento junto a imagens do Fotoclube de Jaú. A mostra fará parte da oitava edição do projeto Julho Cultural.

Inaugurado em 29 de agosto de 1975 pelo então prefeito Waldemar Bauab, o museu municipal de Jaú está instalado em uma casa construída em 1960, que pertenceu a Francisco Cláudio de Almeida Prado e Dona Lúcia de Almeida Prado, quando eram moradores da fazenda do Dr. Lopes Rodrigues. O imóvel foi comprado pela prefeitura municipal já com a intenção de estabelecer um museu no local.

O espaço abriga um acervo raro de objetos, fotos e réplicas históricas; reserva uma área para pertences, notícias e imagens de João Ribeiro de Barros, aviador que cruzou o oceano Atlântico a bordo do hidroavião JAHU, em 28 de abril de 1927, originando o nome da cidade. O museu inclusive já guardou a réplica do hidroavião, atualmente exposto no hall principal do Jaú Shopping, que também homenageia o aviador jauense.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/