202101272351

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Profissionais da saúde alertam para prevenção à febre amarela

Por: REGINALDO ALVES DOS SANTOS

25/06/2008

A chefe de vigilância epidemiológica de São Carlos(SP) Edeltraut Zoia informou, esta semana, que não há necessidade de correria aos locais de vacinação contra a febre amarela.

Segundo ela, todos os postos de saúde da cidade já realizam a aplicação da vacina e,depois do término da campanha,que acontece em junho,as unidades básicas de saúde continuarão com a aplicação da vacina.

Ela explica que a vacina só começa a fazer a imunização após dez dias de ser aplicada e reforça que no aparecimento de qualquer sintoma a pessoa deve procurar um médico da unidade básica de saúde mais próxima.

O médico sanitarista Rodolfo Telarolli da Universidade Estadual Paulista (UNESP),de Araraquara(SP),ressalta que a febre amarela pode ser dividida em dois tipos: a silvestre e a urbana."A diferença entre uma e outra é o vetor",observa ele.

De acordo com Telarolli, nas matas o mosquito que transmite a doença é do gênero haemagogus e sabethes e na cidade o transmissor da doença é o aedes aegypti,o mesmo que transmite a dengue.

"A única forma de evitar a doença é a vacinação que deve ser aplicada a partir dos seis meses em crianças e em todos os adultos.Ela é válida por dez anos e é contra indicada para gestantes, pacientes que estejam fazendo quimioterapia, que tenham alguma deficiência de imunidade e que estejam tomando altas doses de cortisona",orienta.

Ainda, conforme Telarolli, a febre amarela é uma doença infecciosa aguda que leva à febre, como o nome já diz, ânsia, dores no corpo, dores na cabeça e, se houver comprometimento do sistema hepático,faz a pessoa ficar amarelada e pode levar à morte.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI