[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

Em vista das melhorias que estão sendo realizadas na portaria principal da Unidade I da Uniara, alunos, interessados e colaboradores devem utilizar a entrada localizada na Rua Voluntários da Pátria, 1309 (Rua 5).

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Karatê de Santa Lúcia competirá o Sulamericano no Uruguai

Por: MURILO MOREIRA SOUZA MOLINARI

13/05/2008

O Karatê é o esporte que mais se desenvolve em Santa Lúcia e vem dando bons resultados. Há duas semanas a equipe do mestre Cláudio Gomes da Silva foi campeã paulista, o que valeu o direito de disputar o campeonato brasileiro e um convite para integrar a equipe brasileira que disputará o campeonato Sulamericano no Uruguai.

Santa Lúcia nunca teve um esporte que se destacasse como o karatê. Com o apoio da Prefeitura, Cláudio viaja na quarta feira, dia 14/5, com mais sete integrantes e se juntará à delegação brasileira de karatê para disputar o Sulamericano, nos dias 17 e 18 de maio, no Uruguai.

Cláudio Gomes da Silva, 29 anos, em 2007 foi chamado para compor a equipe de karatecas no pan-americano realizado no Brasil. Há cinco anos é o treinador da escolinha de karatê da cidade de Santa Lúcia. O sensei Cláudio, como são chamados os treinadores dessa modalidade, estimula a prática do Karatê na cidade, recebendo praticantes de todas as idades.

A academia de Karatê de Santa Lúcia é municipal. Cláudio comenta que para entrar em uma competição é necessário pagar uma taxa por atleta inscrito, custo considerado alto. Como a equipe não tem patrocinadores privados, esses custos são bancados pela Prefeitura e pelos pais dos atletas.

A expectativa para o Sulamericano é grande. Auber Felipe Martins, de 13 anos, um dos convocados para o campeonato, diz que sua expectativa é conquistar uma ótima colocação para ele e para toda a equipe.

Para o Sensei, além das conquistas como o Campeonato Brasileiro e Campeonato Paulista, entre outros torneios, o convite para o campeonato Sulamericano já é uma grande premiação, um resultado muito satisfatória para ele, sua equipe e para a cidade.

O desempenho também tem ajudado a mudar o conceito que o Karatê desfruta em Santa Lúcia. Logo que começaram os treinos, a iniciativa foi criticada por alguns moradores por considerarem a modalidade um esporte agressivo. O Sensei Cláudio mostrou que o esporte pode educar muitos jovens na sociedade, desde que sejam seguidos seus princípios: esforçar para a formação do caráter, fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão, criar o intuito de esforço, respeito acima de tudo e conter o espírito de agressão.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/