Ageuniara

Carteirinha do Idoso garante viagem de graça

Por: NATÁLIA FERNANDA NUNES

17/10/2007

Pessoas com 60 anos ou mais podem tirar a Carteirinha do Idoso, que permite viagens interestaduais de graça ou com desconto. São estabelecidas duas vagas por veículos. Os idosos que excederem a esse número terão desconto de 50% nas passagens.

No decreto 5.934, para garantir que o benefício seja concedido, o interessado deve apresentar um comprovante de renda (até dois salários mínimos) ou a carteira emitida pelas assistências sociais dos municípios.

A Carteira do Idoso, que não isenta da tarifa de embarque e de pedágio, pode ser usada em todo território nacional e tem validade de dois anos. Pode ser usada somente para transportes rodoviário, ferroviário e aquaviário (navios).

Segundo Rodrigo Segantini, responsável pela Promoção Social de Taquaritinga(SP), as carteiras do idoso serão confeccionadas conforme o modelo elaborado pelo Ministério Público do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

"Para receber a carteira, o idoso deverá solicitá-la na Assistência Social da Prefeitura, declarar possuir renda igual ou inferior a dois salários mínimos e não ter meios de comprovação da mesma e inscrever-se no Cadastro Único para Programas Sociais, caso ainda não esteja inscrito", completa Segantini.

Ele diz que o órgão tem expedido as declarações provisórias, para garantir o desconto e a gratuidade nas passagens. De acordo com Segantini, já houve procura pelo serviço.

Conforme informações de uma das atendentes dos guichês do Terminal Rodoviário da cidade, a carteirinha não serve para viagens estaduais, ou seja, dentro do Estado. Para viagens estaduais, as vagas reservadas estão disponíveis nos ônibus circulares.

O aposentado Darcy Gonçalves da Silva adquiriu a carteirinha e diz que tem muita utilidade, principalmente para ele, que viaja para Salvador, na Bahia, para visitar a família. "Como eu ganho pouco, não teria condições de ir até a Bahia ver meus parentes, mas com a carteirinha eu viajo de graça. Assim vejo minha família uma vez por mês", completa o aposentado.

De acordo com o Estatuto do Idoso, o bilhete foi criado em 2004 e o modelo das carteirinhas foi elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento Social.

O governo federal excluiu os que precisarem de viagens aéreas, supondo que os que recebem menos de dois salários mínimos não têm nada o que fazer em uma aeronave, um dos transportes mais caros, na visão do governo.

Viaja Mais Melhor Idade

Com o programa Viaja Mais Melhor Idade, os idosos e pensionistas têm diversas opções de pacotes, para vários lugares do Brasil. O programa conta com preços promocionais e condições de pagamento facilitadas através do crédito consignado (descontado direto do beneficio). O acompanhante também aproveita o desconto.

No início os pacotes com descontos estão disponíveis para turistas que partirem de São Paulo e Distrito Federal. Um dos destinos com desconto é para Gramado(RS).



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/