[ mostrar mensagem ]
Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)
Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.
Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.
[ ocultar ]
O “Circolo Ítalo-brasileiro” de Araraquara (SP)completa, este ano,em 28 de agosto, dez anos de ensino da língua e disseminação da cultura italiana.
Na cidade e região são evidentes os traços sócioculturais, como o modo de falar, a culinária, os festejos, as atividades econômicas e os nomes das famílias.Somente em Araraquara das 1.700 ruas, 687 têm nomes de italianos ou descendentes.
O “ Circolo” de Araraquara é uma associação sem fins lucrativos, filiado à Federação das Entidades Ítalo-Brasileiras do Estado de São Paulo(FECIBESP),que supervisiona um total de 57 entidades, além de muitas outras de menor vulto, o que supera o número de cem associações.
Em 1997 Diva Prando, presidente e uma das fundadoras, juntamente com Alicia Bianchini Borduchi, vinda de uma entidade ítalo-brasileira de Rio Claro(SP), e João Luiz Ultramari, começaram o "Circolo", num outro endereço,muito pequeno e inadequado.Mudaram-se há anos para a casa espaçosa e alugada à rua Humaitá, nº1884, no centro da cidade, que acolhe os atuais 75 alunos de idioma italiano.
Os 130 associados( que colaboram com R$ 15,00/mês/família ) e os participantes dos cursos de dança folclórica de diferentes regiões da Itália, teatro, carnaval de Veneza,participam de jantares tradicionais.
De acordo com Diva há também o grupo de cantoria, exclusivo do “Circolo” de Araraquara, onde são cantadas as músicas que os primeiros imigrantes, vindos na década de 1870 para substituir a mão-de-obra negra na cafeicultura, cantavam a noite, nas fazendas, para aplacar a saudade e ensinar aos pequenos seus dialetos e tradições.
Diva e alguns alunos informam que a FECIBESP, de cuja diretoria a presidente do “Circolo” também faz parte, luta para que só obtenha o passaporte italiano o descendente que souber o idioma e conhecer a história italiana, exigência que todos os outros países do mundo fazem.Esta é uma informação importante para quem têm ascendência italiana e pretende obter a dupla cidadania.
No “Circolo Ítalo-brasileiro de Araraquara, o ensino da língua italiana é vantajoso: por três horas semanais de aulas, são R$ 50,00 mensais. Como o site não está atualizado, pois a verba é pouca, as informações podem ser obtidas pelos telefones(16) 3335-2032 e 3331-4414.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI