202101240551

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Ônibus de estudantes apresenta irregularidades em Guariba

Por: LUCIANA GONCALVES TEIXEIRA

09/03/2007

Em 2007, quatro ônibus rodam de Guariba até Araraquara, numa viagem de uma hora, para transportar universitários. Porém, esses ônibus têm apresentado irregularidades que comprometem a segurança dos estudantes que os utilizam. As aulas começaram no início de fevereiro e, até agora, um dos ônibus já quebrou duas vezes, fazendo alunos chegarem atrasados, ou fazendo com que eles viajassem de pé, o que é proibido pela Artesp (Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo.)

A prefeitura doa 70% da mensalidade cobrada desses estudantes, que são os contratantes da empresa Viação Macir Ramazini Turismo LTDA, mas as condições dos ônibus não são apropriadas. Há goteiras quando chove, não há cintos de segurança e há vários bancos e janelas quebrados. No ano passado os ônibus quebravam com freqüência no meio do caminho, fazendo alunos perderem aulas e provas, ou chegar de madrugada em casa.

José Fernando Felipe, oficial de escola, responsável pela organização dos ônibus na Secretaria de Educação de Guariba, afirma que a prefeitura tem responsabilidades apenas com a organização de pontos e horários, e que a Ramazini é quem tem de fiscalizar as condições dos ônibus.

O assessor de gabinete da prefeitura, Elias José de Oliveira, afirmou já ter um vago conhecimento do assunto. Adiantou que o prefeito, Mário Sérgio Cazeri, se comprometeu a realizar uma reunião com representantes da empresa, da Secretaria de Educação, e dos estudantes para encontrar uma solução para o problema na última segunda-feira, dia 5 de março.

Ao ser questionado sobre o resultado da reunião, José Fernando Felipe explicou que a Ramazini pretende esperar até que todos os alunos novos estejam viajando e os pontos e horários definidos, para depois marcar outra reunião, quando será revisto o contrato dos estudantes com a empresa. Depois de todos os problemas devidamente relatados pelos representantes dos ônibus, o contrato será renovado e os problemas solucionados, teria garantido a empresa, segundo Felipe.

De acordo com Amanda M. Félix, operadora de tele-atendimento da Artesp, no caso de irregularidades em ônibus intermunicipais, os alunos devem ligar para a Agência e relatar as queixas para um operador de tele-atendimento, que encaminhará essas queixas para o setor competente. Depois disso a Artesp analisa a queixa e envia um fiscal para verificar a situação do transporte.

No site de relacionamentos Orkut foram encontradas duas comunidades referente à Empresa Ramazini. Uma delas, denominada “Odeio os ônibus da Ramazini”, conta com 172 membros. A outra, com o nome de “Maldita Ramazini” tem 93 mebros. As mensagens invariavelmente criticam as más condições dos veículos da empresa. O gerente da Ramazini em Guariba, conhecido como Fantini, procurado várias vezes não foi encontrado no escritório da empresa.

No estado de São Paulo, a Artesp disponibiliza um número de atendimento: 0800 78 77 80 e o e-mail: ouvidoria@artesp.sp.gov.br. A Artesp tem escritórios nos terminais rodoviários de Ribeirão Preto e Campinas.

Já para informações sobre horários de ônibus, sugestões ou reclamações, em Guariba, o número da Ramazini é (016) 3251 1133.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI