202101190809

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Projeto cinema na praça leva cultura a pessoas de bairros carentes

Por: PEDRO LUIZ SANTANA

21/11/2006

O cortador de cana aposentado Laerte Castellan, de 73 anos, sempre foi apaixonado por cinema. Desde adolescente sonhou em ser cineasta, mas as dificuldades financeiras da família fizeram com que ele abandonasse os estudos. De um ano para cá, seu sonho é uma realidade, embora não produza filmes.

Com um vídeo-cassete e um televisor, Laerte todos os sábados transformava a garagem da casa em sala de cinema improvisada. Em cartaz, filmes nacionais como "Central do Brasil", "Didi e os Trapalhões" dentre outros.

O sucesso foi inevitável. Aos poucos o local foi ficando pequeno; moradores de bairros vizinhos também queriam conhecer a novidade. ”Às vezes pensava em não exibir mais filmes, pois em dias chuvosos muitos ficavam do lado de fora, isso me deixava constrangido”, diz Laerte.

Até que há oito meses a coordenadora de cultura da prefeitura, Roseli Santos, criou, em parceria com Laerte, o projeto Cinema na Praça. ”Ficamos impressionados com a vontade dele; iniciativa como essas fazem o poder publico rever as maneiras de governar nosso país”, diz Roseli.

A prefeitura investiu em equipamentos como dvd, caixas de som, telão e um projetor multimídia. Agora as apresentações acontecem no primeiro sábado do mês e o projeto atende outros 26 bairros carentes de Araras.

Na ultima sessão nem o mau tempo espantou os apaixonados por cinema. A praça Reginaldo Alves ficou lotada de gente de todas as idades para ver o filme "Caminhos das nuvens".

Aos poucos o público vai se acomodando. Vale tudo para conseguir um lugarzinho melhor, inclusive trazer a cadeira de casa, a toalha, ficar na bicicleta mesmo, no banco da praça ou até em cima da árvore.

"Aqui o improviso é superado com o prazer", garante a dona de casa Maria de Lourdes, ainda solteira quando da última vez que fora ao cinema. Os sorrisos e os olhares encantados com a fotografia do filme são evidentes sinais dessa prazerosa sessão ao ar livre.

A vida de Laerte não foi fácil. A falta de oportunidades de trabalho o fez deixar sua cidade natal, Itapipoca, no interior do Ceará. A convite de um primo migrou para Araras em busca de uma nova chance e de uma realização profissional. Isso, há 32 anos. “Nunca deixei de sonhar, sempre acreditei que um dia iria levar cultura e novos conhecimentos às pessoas com menor poder aquisitivo através do cinema”, exulta o ex-cortador de cana.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI