202101250510

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Jovem carente de Pirassununga conquista bolsa do Bolshoi

Por: PEDRO LUIZ SANTANA

14/11/2006

Escola de ballet Bolshoi, de Santa Catarina, aprova estudante de Pirassununga em um concurso com mais de seis mil candidatos. Fábio Gonçalves, de 16 anos, ganhou bolsa de estudos para aprimoramento durante quatro anos.

O estudante Fábio Gonçalves sempre foi apaixonado por música e também pela dança de rua. Mas foi há três anos, em um projeto voltado a crianças de baixa renda para os moradores do bairro Vale do Sol, que ele descobriu sua verdadeira paixão, o ballet clássico. Mesmo em dias em que, oficialmente não tem aulas ele faz questão de se unir a outras turmas e treinar entre três e quatro horas por dia no Centro Cultural do bairro.

A dedicação ao ballet e às belas apresentações lhe renderam vários títulos de bailarino clássico. Mas o desejo pelo ballet esbarrou muitas vezes no preconceito e em dificuldades que ele tenta superar até hoje. “No inicio pensei em desistir; às vezes quando eu estava andando pelas ruas precisei mudar várias vezes de calçada para não ouvir piadas de mau gosto”, diz Fábio.

O esforço foi recompensado no mês passado. Entre seis mil concorrentes, Fábio ficou em primeiro lugar no concurso da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville SC. Garantiu a bolsa de estudos para um curso de aperfeiçoamento de quatro anos.

Agora o orgulho não é apenas da família Gonçalves. Fábio virou celebridade em Pirassununga. Os vizinhos sonham e acreditam que o sucesso do menino não pára por aqui.

Mas o sucesso não surpreendeu a professora de dança do projeto cultural, Clarisse Soares, que desde cedo percebia no menino muita facilidade com a dança. ”Ele sempre foi o destaque entre os alunos; nós do projeto sempre acreditamos no potencial dele”, diz Clarisse.

A postura impecável, os movimentos precisos e a leveza dos saltos já inspiram outros seguidores. Lucas, de 13 anos, quer seguir o mesmo caminho e já faz planos.”Meu sonhou é ser conhecido mundialmente”, diz Lucas. Fábio deve ingressar na nova escola em janeiro do ano que vem. Até lá aproveita para descansar e curtir a família.

Apesar de tudo o que está acontecendo na vida do jovem bailarino ele sabe da responsabilidade que tem junto aos professores russos e brasileiros do Bolshoi, que mantém o o mesmo rigor da escola matriz na Rússia. Mas para quem sonha, grandes exigências não assustam mais, ainda que ficar longe seja sinônimo de saudades.”Meu sonho é me tornar um bailarino conhecido mundialmente. Além disso, ajudar outras pessoas que gostam da dança a superar e acabar com o preconceito contra os bailarinos que existe no Brasil”.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI