[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Rádio Uniara FM 100,1 está temporariamente fora do ar para ajustes técnicos.

Em breve, toda a programação da rádio estará normalizada. Agradecemos a compreensão de todos os nossos ouvintes

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

A importância do esporte no desenvolvimento dos deficientes

Por: FABIANA DE PAULA

17/10/2006

O fisioterapeuta da delegação do Rio Grande do Norte, Luis José de Medeiros, é um dos mil profissionais e atletas que estão em Araraquara nesta semana participando da XVIII Olimpíada Nacional das APAES. Durante o jogo do time feminino de handebol no último sábado, dia 07, no ginásio do Gigantão em Araraquara, o fisioterapeuta explicou a importância do esporte no desenvolvimento dos portadores de deficiência e sobre o trabalho realizado na instituição. Medeiros relata que não há diferenças no treinamento dos alunos especiais e é necessário somente um pouco mais de paciência, compensada pelo carinho e a satisfação ao perceber as mudanças provocadas pelo esporte, tanto na concentração como a grande melhoria da coordenação motora. A atividade esportiva também aumenta a capacidade de atenção dos alunos e contribui para o desenvolvimento pessoal, já que a prática do esporte eleva a auto-estima e atua como uma forma de socialização. O treinamento de rotina do time do Rio Grande do Norte é feito duas vezes por semana e durante as Olimpíadas são realizados três treinos. Para integrar a seleção, são respeitadas as dificuldades de cada atleta e as modalidades são escolhidas de acordo com as aptidões de cada um. A seleção dos atletas para a Olimpíada Nacional é feita através dos jogos estaduais onde os alunos da Apae do Rio Grande do Norte competem com alunos de outras instituições, além dos jogos internos da própria Apae. Antes das competições é realizado um nivelamento entre as equipes para que as disputas sejam equilibradas de acordo com o desempenho dos atletas. Há quatro anos trabalhando com a instituição, Medeiros, assim como toda a delegação formada por 22 atletas, um professor de educação física e um auxiliar, além de dois outros professores, acredita na possibilidade de conquista de medalhas na natação e algumas no atletismo, além da esperança no time de handebol e em todos os demais atletas. Na última olimpíada realizada, o Rio Grande do Norte conquistou 22 medalhas comprovando o bom desempenho da sua equipe.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/