[ mostrar mensagem ]
Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)
Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.
Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.
[ ocultar ]
Os violonistas foram os vencedores do Guild Competition 2006, prêmio de música clássica dos Estados Unidos. Eles disputaram com 350 finalistas de vários países, competiram com trio, quarteto e orquestra de câmara. São os primeiros brasileiros a conquistarem o prêmio.
A revista de música clássica especializada em crítica musical Diapason na edição brasileira e na francesa deste mês dedicou duas páginas ao trabalho dos músicos.
Já se apresentaram no Carnegie Hall em Nova Iorque, Portugal e Londres. Desde a consagração no Guild Competition 2006, eles têm se apresentado pelos Estados Unidos e Europa. Os músicos têm dois anos de agenciamento pela Columbia, uma agência de concerto dos Estados Unidos, na cidade de Nova Iorque.
Segundo o violonista e idealizador do Movimento Violão, Paulo Martelli, os músicos já participaram do Movimento há dois anos. “João Luiz e Douglas Lora já se apresentaram no Movimento Violão há dois anos e já exibiam o refinamento e perfeição que caracterizam o seu trabalho”.
O Movimento começou em abril de 2004. Segundo Martelli, a iniciativa era dar a chance a novos e talentosos violonistas, mas depois começou a receber músicos consagrados.
O Movimento nasceu de um recital com três alunos. O objetivo, segundo Martelli, era ver como os alunos se portavam nas apresentações com uma platéia, já que eles tinham um nível de execução excelente.
A série no início era realizada na Biblioteca Municipal Mário de Andrade e este ano está sendo realizado no Teatro Municipal. “Passando para o Municipal a série ganhou no aspecto técnico”, diz Martelli.
As apresentações acontecem na última quarta-feira de cada mês e vão até o mês de novembro. Todos os concertos deste ano estão sendo gravados e a intenção é lançar um CD no final do ano.
Segundo Martelli, na primeira parte da apresentação do dia 28, serão executadas obras do repertório tradicional de duos de violão, como o "Prelúdio" e "Fuga nº7" de Catelnuovo Tedesco e "Zita" de Astor Piazzolla, além da "Suíte Francesa" de Bach.
A segunda parte da apresentação será dedicada à música brasileira. No repertório a música "Serrado" de Djavan, e "Doce de coco" e "Noites cariocas" de Jacob do Bandolim, ambas com arranjo de João Luiz.
O recital tem duração de uma hora. A entrada é gratuita e não é preciso retirar convites.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI