Ageuniara

Araraquara promove melhorias em iluminação

Por: VALDINEI ANTONIO DA CUNHA

14/06/2006

Araraquara(SP) vai investir mais R$ 94.364,33 em melhorias e instalação de iluminação pública. Dessa vez, outros 14 pontos da cidade serão beneficiados, abrangendo mais de 2,53 quilômetros de vias de acesso importantes aos bairros periféricos.

As obras fazem parte do segundo pacote do ano de serviços de iluminação pública da prefeitura. O primeiro, lançado em abril, possibilitou melhorias e instalações de rede e luminárias em 13 áreas do município, num investimento de R$ 60.305,87.

Os recursos para execução da obra são provenientes da Contribuição para Iluminação Pública(CIP), paga mensalmente pelos moradores de Araraquara. “Os pontos que serão iluminados são reivindicações dos próprios moradores em plenárias do Orçamento Participativo. Outros pacotes como esse estão sendo elaborados”, ressalta Valter Rozatto, secretário de Obras e Serviços Públicos.

Segundo ele,estão previstas obras para extensão de 1.660 metros de rede, instalação de 92 novos conjuntos de iluminação de 150 Watts de vapor de sódio e ainda substituição de outros 45 conjuntos de luminárias de vapor de mercúrio por vapor de sódio.

O secretário explica que dez pontos da cidade receberão as instalações de iluminação e ainda em nove deles a instalação também da rede, como é o caso da avenida Fortunato Bressan, principal via de acesso ao Jardim Morada do Sol e Jardim Brasília, que vai receber 800 metros de rede de extensão e 48 conjuntos de Iluminação Pública 250 Watts.

“Em locais como esse onde serão instalados redes de extensão são os chamados pontos escuros. Não existe fiação e nem postes. São locais desprovidos de iluminação”, explica.

Irão receber também extensão de rede e instalação de luminárias as passarelas do Jardim Selmi Dei IV e as vias dos bairros Paraíso (próximo às casas populares), Vila Sedenho, Morumbi, Cambuy, Parque São Paulo, Estações, Brasília, ainda desprovidas de iluminação.

Melhorias

Obras para melhorias também serão realizadas. Serão substituídos 45 conjuntos de iluminação de vapor de sódio de mercúrio para vapor de sódio nos bairros São Geraldo, Vila Furlan, Jardim Imperador e Carmo.

Para o secretário de Obras e Serviços Públicos, o investimento em instalação e melhorias da iluminação pública, além de ser uma prestação de contas ao cidadão que paga a CIP é uma maneira de garantir uma melhor segurança pública.

Maria de Lurdes Souza moradora do Jardim Paraíso diz que as melhorias são "importantes para o bairro,pois assim diminui a violência e há mais segurança”.

Outra munícipe, Sonia Tavares que é moradora do Selmi Dei IV também aprova as melhorias.“Eu tinha medo de sair de casa à noite e agora com mais iluminação fico masi tranqüila",opina.

Já para Carlos Bonani, morador do Jardim Paraíso “isso não deve ficar só em alguns bairros, mais na cidade toda que está muito escura”, diz.

Bairros beneficiados

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/