Ageuniara

SESC São Carlos faz exposição sobre os índios Kalapalo

Por: ANA CAROLINA DE ALMEIDA ZANCHIM

30/05/2006

O SESC São Carlos apresenta entre os dias 1º de junho e 30 de julho a exposição “Jogos e brincadeiras do povo Kalapalo”. A exposição tem como objetivo resgatar e valorizar a cultura indígena e mostrar ao público a riqueza da cultura Kalapalo do Alto do Xingu.

A exposição é o resultado de uma pesquisa realizada por indigenistas em parceria com o SESC, iniciada em 2002. Segundo Denise Naomi Hayashi, produtora do SESC, o projeto tem como objetivos preservar a diversidade cultural brasileira e contribuir para que os próprios membros da aldeia possam reavivar suas tradições passadas.

Ainda segundo Denise, 40 índios, entre homens, mulheres e crianças, estarão presentes durante a exposição mostrando danças, jogos e brincadeiras típicos.

Na exposição, os visitantes poderão descobrir um pouco de sua própria cultura e como as brincadeiras e o corpo em movimento são parte de sua origem. E perceber que esses aspectos estão presentes no seu dia-a-dia, explica Marina Herrero, gerente adjunta do SESC.

A abertura da exposição acontecerá no dia 1º de junho, a partir das 20 horas, no SESC São Carlos, localizado na Avenida Comendador Alfredo Maffei, 700.

As escolas interessadas em agendar uma visita devem entrar em contato com o SESC pelo telefone (16) 3372-7555. A entrada é gratuita.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/