[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Rádio Uniara FM 100,1 está temporariamente fora do ar para ajustes técnicos.

Em breve, toda a programação da rádio estará normalizada. Agradecemos a compreensão de todos os nossos ouvintes

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Boa Esperança do Sul estende prazo de vacinação

Por: MARIA CECILIA GAMBA ILHO SENHORAES

10/05/2006

Boa Esperança do Sul(SP) estendeu para o dia 29 de maio, a data de vacinação contra a gripe, para os idosos. O município não atingiu o índice de 70% de idosos vacinados. A informação é da auxiliar de enfermagem, Ana Maria Murad Braga.Segundo ela, boa parte dos idosos não tomaram a vacina por terem medo de reações.

De acordo com a enfermeira do Posto de Saúde da cidade, Maria Helena Colombo Picin,desde que a Campanha começou nenhum idoso apresentou qualquer tipo de reação causada pela vacina, a única reação que pode existir é uma breve dor no corpo e isso ocorre pelo alumino que contém na vacina.

A vacina contra a gripe pode ser tomada por pessoas de qualquer idade, sabendo que a eficácia da vacina contra a gripe, em adultos jovens, é cerca de 70% a 90%, já quando administrada na pessoa com mais de 60 anos, estes índices caem para 30% a 40%.

Também serão atendidos durante a Campanha de vacinação, pessoas com doenças crônicas, cardiovasculares, pulmonares, renais, metabólicas(diabetes) e hepáticas.

"Cerca de 10 a 15 dias após a vacinação, iniciam-se a formação de anticorpos contra as cepas contidas na vacina, anticorpos que farão a pessoa ficar por 12 meses sem risco de pegar o vírus da gripe", afirma Maria Helena.

A moradora Maria Cecília Milanez Laverde, de 67 anos, toma a vacina a quatro anos. “Além de prevenir a gripe, ela previne outros tipos de doenças causadas pela gripe, como pneumonia, complicações no aparelho respiratório,desidratação e outas doenças causadas pela baixa resistência”, diz.

O objetivo da Campanha Nacional de vacinação do idoso é proteger esse segmento da população que é mais vulnerável a complicações da gripe e de outras doenças previsíveis por vacina. Para que isso acontecesse o Ministério da Saúde investiu R$ 130,5 milhões.

A Campanha Nacional de vacinação contra gripe para as pessoas com mais de 60 anos foram iniciadas em 1999 em comemoração ao ano internacional do idoso. Ela entra com o propósito de amenizar asa complicações que a gripe pode trazer à saúde das pessoas com 60 anos ou mais.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/