Ageuniara

Araraquara completa dez anos de internet

Por: GABRIEL RASTELLI DE ABRANCHES QUINTAO

27/04/2006

Em março de 1996 foi oficializado em Araraquara(SP) o funcionamento do primeiro provedor de internet. São dez anos de uma evolução constante. A cidade passou a se comunicar com o resto do mundo como outras de grande porte, e a tecnologia envolvida trouxe avanços, tanto das pequenas empresas como as grandes.

Com tantos meios de conectividade à Internet disponíveis hoje, fica difícil imaginar que há pouco tempo atrás era necessário uma placa de fax/modem e uma linha telefônica exclusiva para estar conectado. Nomes como wireless aparecem cada vez mais em nosso dia-a-dia e são sérios candidatos a desbancar de vez o famoso barulho da transferência de dados codificada em sons.

Em Araraquara, o começo foi, como na maioria das cidades, o acesso discado era o único meio de conexão à internet, em meados de 1995 era usado principalmente nas faculdades públicas, que tinham computadores ligados à rede que eram destinados exclusivamente à pesquisas de mestrado e doutorado.

Depois que a empresa Sunrise Net lançou seus serviços em fase de testes, em outubro de 1995, esse meio de comunicação começou a se popularizar. Primeiramente o maior interesse foi dos professores universitários que queriam estender suas pesquisas na rede, posteriormente as empresas que desejavam ter uma intercomunicação maior entre filiais.

Caminhando juntamente com todo o país, na evolução da internet, a partir de 1997 os usuários residenciais de Araraquara se multiplicaram em número, nessa época já existiam outras empresas provendo internet na cidade, como Techs e a ribeirão pretana Net Site.

Depois da virada do século, a grande novidade era a internet grátis, que empresas como IG e Super 11 proviam. Isso levou vários dos pequenos provedores a fechar suas portas.

“A concorrência era muito desleal, mas uma ação na justiça descobriu que havia um repasse de parte do dinheiro dos pulsos que as empresas de telefonia faziam para esses provedores, que não era feito para os demais” relata o empresário José Janone Júnior, da Sunrise Net.

Posteriormente a queda dos provedores grátis, que diziam falsamente se pagar apenas com publicidade, já não haviam tantas vantagens em se pagar para ter acesso discado, sendo que por um preço um pouco mais alto, já bastava para assinar um plano de banda larga.

“Quando assinei minha conexão ADSL, fui um dos primeiros da cidade a ter o serviço, a qualidade de navegação já era muito superior ao normal, hoje existe muito mais recursos que tornam o acesso discado impraticável para quem depende de internet para trabalhar”, declara Rafael Faria, um dos primeiros usuários de internet da cidade.

Atualmente, quem quer internet em Araraquara tem diversas opções, como a internet a cabo, o ADSL, internet a por ondas de rádio e wi-fi, todas elas tem suas características que as tornam particularmente interessantes para cada necessidade.

Araraquara foi uma das cidades pioneiras no acesso comercial à internet, há dez anos, e hoje acompanha passo a passo as tecnologias mais atuais dos grandes centros.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/