[ mostrar mensagem ]
Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)
Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.
Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.
[ ocultar ]
Após o inverno, as pessoas devem se habituar, aos poucos, com o sol intenso do verão. Os médicos especialistas orientam que as pessoas devem sempre usar protetor solar, mesmo na sombra, proteger todas as partes do corpo e não se expor ao sol nas horas de maior radiação solar.
Com todos esse cuidados tenta-se evitar,o câncer de pele que, quando detectado precocemente, apresenta altos percentuais de cura.
A médica dermatologista, Dra. Márcia Facco, de São Carlos (SP) diz que o protetor solar deve ser usado meia hora antes de sair de casa. "Deve ser um hábito diário e contínuo. No peito dos pés, costas das mãos, orelhas, nariz, lábios e a área em redor dos olhos, pois são áreas sensíveis que também têm de ser protegida”, orienta.
Segundo ela, durante nossa vida o sol é extremamente danoso à pele e que quando exposta com freqüência, ao sol, passa a ficar ressecada, manchada e com perda de elasticidade.
"Em conseqüência disso ela sofre um envelhecimento precoce, com aumento das rugas. Entre ás 11h30 e 16h30 não se deve estar exposto ao sol sem proteção", diz a médica.
Ainda, de acordo com a Dra. Márcia, no verão as pessoas devem se bronzear moderadamente ao longo dos dias. "O excesso de luz também pode causar mal-estar como: dores de cabeça, febre, e dolorosas queimaduras", diz.
Outro médico de São Carlos, Dr. Humberto Darcie, da Unimed, explica que a pele é dividida em duas camadas: externa, a epiderme, e outra interna, a derme. "Ela é responsável pela regulação da temperatura do corpo, como a reserva de água , vitamina D e gordura", informa.
Segundo ele, o câncer de pele é mais comum em pessoas com mais de 40 anos e indivíduos de pele clara, sensível aos raios solares e os negros normalmente têm câncer de pele nas regiões palmares.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI