[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Rádio Uniara FM 100,1 está temporariamente fora do ar para ajustes técnicos.

Em breve, toda a programação da rádio estará normalizada. Agradecemos a compreensão de todos os nossos ouvintes

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Ainda há vagas para o Brasil Alfabetizado em São Carlos

Por: DAVID CHAVES FUGAZZA

10/11/2005

Continuam abertas as inscrições para o programa do governo federal “Brasil Alfabetizado”, em São Carlos (SP). Foram abertas 770 vagas, mas até agora só forampreenchidas cerca de 550.

As turmas que começaram o programa, no dia 1º de setembro, terão aulas até o dia 30 de abril de 2006. Para este ano a Secretaria Municipal de Educação de São Carlos fez a divulgação apenas por meio dos jornais impressos e nas emissoras de rádio da cidade, nos meses de agosto e setembro.

Os professores que ministram o curso são pessoas da própria comunidade. A maioria desses professores ou são formados ou estão cursando ensino superior em cursos de licenciatura. Há também formados em magistério. Eles são voluntários–bolsistas e recebem bolsa no valor de R$ 120,00 por mês.

Nas salas do curso há alunos com diferentes níveis de alfabetização, mas os professores são orientados a trabalhar com o mesmo texto para sala toda. Cada aluno explora esse texto individualmente, de acordo com seu nível. “Com essa diferenciação de níveis um aluno acaba ajudando o outro” explica Joice Zaimum, Chefe da Divisão de Alfabetização de Jovens e Adultos da cidade de São Carlos.

O mínimo para o funcionamento de uma a sala de aula são de dez alunos. As aulas são ministradas em três períodos do dia: manhã, tarde e noite com duas horas de duração, de segunda à quinta-feira. Nas sextas-feiras acontece uma reunião pedagógica onde se discute a progressão dos alunos e as formas de ensino.

São feitas avaliações mensais, mas não com provas e sim uma comparção da evolução do aluno de mês em mês. “Neste momento, em São Carlos, existem 42 salas de aulas, espalhadas pela cidade toda, principalmente nos bairros mais periféricos. As aulas são ministradas em locais como creches, igrejas, escolas e centros comunitários dos bairros”, declara Joice.

“Eu vejo nos estudos uma porta aberta para conseguir um emprego digno e honesto e a partir daí conseguir realizar meu sonho que é constituir uma familia, coisa que nunca tive na vida”, comentou o estudante do projeto Anderson Batista Borges, de 18 anos.

Após o término do período, os alunos que têm interesse de continuar a estudar são encaminhados para outro projeto chamado Educação de Jovens e Adultos(EJA), concluindo o ensino fundamental e sendo encaminhos às escolas do estado.

De Acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) desde 1996 há na cidade de São Carlos cerca de 8.000 analfabetos, um número muito alto para uma cidade com o título de “Capital da Tecnologia”. O Programa Brasil Alfabetizado é coordenado pelo Ministério da Educação e atua por meio de convênios com instituições alfabetizadoras de jovens e adultos. Qualquer pessoa com 15 anos ou mais que ainda não teve a oportunidade de aprender a ler e escrever pode ser alfabetizada.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/