[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

Em vista das melhorias que estão sendo realizadas na portaria principal da Unidade I da Uniara, alunos, interessados e colaboradores devem utilizar a entrada localizada na Rua Voluntários da Pátria, 1309 (Rua 5).

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Competição de baja cross é destaque em São Carlos

Por: CHARLENE CRISTINA HERNANDES

09/09/2005

O baja cross é uma competição regional que reúne veículos off-road , projetados e construídos por estudantes de Engenharia de todo o país. A competição acontece nos dias 16,17 e 18 de setembro, na Fazenda do Urso, em São Carlos.

Os carros são chamados de baja porque são veículos fora-de-estrada projetados e construídos dentro de laboratórios das universidades. De acordo com um dos organizadores da competição, Renato Marthis, as inscrições bateram recordes este ano.

Ao todo, há 21 carros inscritos, construídos por estudantes de 16 universidades de todo o país. É o maior número de inscritos desde 1998, quando a competição começou.

Marthis explica que o baja cross é uma oportunidade para as equipes testarem os veículos e colocar os novos integrantes no clima da competição. A única instituição desta região que participa do certame é a Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo (USP).

O estudante de engenharia Fábio dos Santos, de São Carlos, participa pela primeira vez e não esconde a ansiedade. "Não vejo a hora de ver o carro que eu ajudei a projetar em ação”, disse.

A curiosidade em ver os carros em ação motiva também quem não participa das equipes de construtores. Matheus Fermiano, estudante da EEPG "Profa. Maria Ramos", promete levar sua câmera fotográfica para registrar os melhores carros. Será sua primeira experiência como espectador da corrida de bajas e, quem sabe, inspiração para integrar uma equipe de construtores no futuro. Matheus pretende prestar vestibular para Engenharia quando terminar o colegial.

De acordo com o organizador Renato Marthis, os carros serão submetidos a três dias de avaliações dinâmicas e estáticas. Os parâmetros a serem obervados são a facilidade de manutenção, a integridade estrutural, a possibilidade de produção em série, aparência, segurança, originalidade e conforto.

No terceiro e ultimo dia da competição, os veículos participam de um enduro de quatro horas, em uma pista especialmente construída para a prova.

A entrada para a competição é gratuíta. A Fazenda do Urso permanecerá aberta nos três dias do evento das 8 às 18 horas. Para mais informações, fone (16) 3373-9430.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/