[ mostrar mensagem ]
Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)
Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.
Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.
[ ocultar ]
É possível, com a câmera, identificar um tumor maligno ainda em estágio inicial. Por ter um metabolismo diferenciado, os tumores geram calor no local onde se encontram, podendo ser localizados pela comparação da imagem com a de regiões sadias do corpo. O pesquisador explica que a maioria dos sintomas de dor também geram regiões quentes no corpo humano, pois são provenientes de uma possível inflamação.
A câmera com infravermelho pode ajudar a identificar e localizar problemas no corpo humano. É um instrumento de apoio ao diagnóstico de diversos tipos de lesões, como o câncer, lesão por esforço repetitivo(Ler), hanseníase e outras a serem pesquisadas.
A prefeitura municipal de São Carlos poderá criar uma parceria com a USP, explica o pesquisador Luiz Nunes, implantando um centro de referência para este tipo de exame.
Por incorporar uma tecnologia nacional e de baixo custo, se comparada com as importadas, a câmera cria a oportunidade de exportação no Mercosul. O professor afirma que uma câmera desse tipo custa, no mercado internacional, entre dez e doze mil dólares e é bastante usual em países como os Estados Unidos. A que ele desenvolve custaria não mais que um terço das importadas.
Quando febres, infecções ou dores não têm causa definida imediatamente, é preciso exames mais apurados, explica o médico Walter Fausto, da USP. Com o tamanho de uma câmera de vídeo convencional, o equipamento facilitará os trabalhos em hospitais, postos de saúde e clínicas.
A pesquisa para desenvolver o equipamento foi financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). A tecnologia pode ser patenteada e cedida a empresas nacionais para produção em série.
Além do uso em medicina, esse tipo de tecnologia permitirá avaliações técnicas no setor industrial, medindo as perdas térmicas em máquinas, equipamentos e instalações. A câmera estará disponível à população após a inauguração do centro de referência, previsto para integrar o futuro Hospital Escola Municipal.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI