Ageuniara

São Carlos tem projeto para salvar o rio Monjolinho

Por: FABIO DA SILVA ALAVARCE

18/05/2005

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente da prefeitura de São Carlos (SP) tem um projeto de despoluição do rio Monjolinho. O projeto envolve uma parceria com o SAAE e o Departamento de Hidráulica e Saneamento da Universidade de São Paulo(USP).

Historicamente conhecido, o rio Monjolinho corta a cidade de São Carlos(SP), deixando atualmente em seu trajeto um rastro de destruição e poluição.

A Prefeitura da cidade conseguiu verba de R$ 20 milhões para a despoluição, por meio da Caixa Econômica Federal. O projeto da estação de tratamento foi elaborado pelo Departamento de Saneamento e Hidráulica da USP de São Carlos. >P>No entanto a Prefeitura ainda não iniciou as obras pois espera a liberação da licença ambiental pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente . Segundo o prefeito Nilton Lima, o órgão estadual prometeu liberar a licença em 15 dias.

Segundo dados do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), de São Carlos, a despoluição do rio traria mais saúde à população. “Resgataria as belezas naturais dos locais por onde passa”, afirma o diretor do SAAE, engenheiro Jurandyr Povinelli.

Para o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Sérgio Dutra, o meio ambiente é fator muito importante para o governo municipal, motivo dos trabalhos de recuperação do rio Monjolinho.

“Na nascente o rio não está poluído, mas depois que passa pela cidade recebe uma sobrecarga de poluição, modificando inclusive as larvas e microorganismos”, explica a professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Dra. Alaide Gessner

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/