[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Rádio Uniara FM 100,1 está temporariamente fora do ar para ajustes técnicos.

Em breve, toda a programação da rádio estará normalizada. Agradecemos a compreensão de todos os nossos ouvintes

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

PROERD busca interação entre polícia, pais e professores

Por: ALAN PABLO CESAR PEREIRA

15/04/2005

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à violência (PROERD ), uma iniciativa da Polícia Militar, atinge crianças e adolescentes da pré-escola até o colegial. Trata-se de um programa ostensivo baseado no americano D.A.R.E(Drugs Resistance Abuse Education).

O Programa que atinge cerca de cinqüenta países e trinta e cinco milhões de crianças assistidas, em todo mundo, conta com a colaboração de pedadagogos, policiais e psicólogos. Os pais também recebem orientações em reuniões e palestras para efetivarem essa cooperação entre Escola, Pais e Polícia Militar.

O PROERD trabalha em cima de noções de cidadania, combate à violência e prevenção ao uso de drogas entre os escolares, inclusive formações de gangues e vandalismo.

Segundo a tenente Rosimeire, responsável pelo programa em Araraquara, a idade em que mais se dá o primeiro contato com as drogas é aos doze anos.Por isso é feito uma ação ostensiva com crianças da quarta série do ensino fundamental.

Os policiais engajados no programa são cuidadosa e rigorosamente treinados não podendo ser fumantes ou terem problemas com a justiça."Para os pais de alunos esse programa, poderia se estender a todas as escolas uma vez que somente algumas têm acesso ao PROERD", diz a psicóloga e mãe Salete Alves.

Mas o interesse pelo projeto deve partir da escola que solicita o programa,por meio de uma cartilha que contém todas as informações necessárias.

Nas escolas os professores têm todas as informações para lidar com o problema das drogas passando aos alunos em conjunto com militares as formas de se lidar com este sério problema.

As orientações vão da simples compreensão dos efeitos das drogas até como resistir e dar soluções positivas aos estudantes para que fiquem longe das drogas.

Para se obter informações sobre o programa basta entrar em contato com o Batalhão da PM ou ligar para os telefones:0xx11 3327 7756 ou 33277757.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/