[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Rádio Uniara FM 100,1 está temporariamente fora do ar para ajustes técnicos.

Em breve, toda a programação da rádio estará normalizada. Agradecemos a compreensão de todos os nossos ouvintes

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Cupins preocupam moradores de Araraquara

Por: MARIA LUIZA PAIVA SANTOS

15/04/2005

Cerca de 20% árvores de Araraquara(SP) foram infestadas por cupins, a maior parte nos bairros São José e Carmo e também na área central.

A população teme com a possibilidade de queda das árvores que é facilitada pela ação de cupins e já existem mais de 600 árvores com pedido de remoção na Secretaria de Obras ou Serviço Público da Prefeitura.

A Secretaria estuda os casos em que poderão ser utilizados o cupinicida, evitando a retirada total da árvore, mas esse método não poderá ser usado na área urbana, por ser muito nocivo.

A infestação de cupins não é somente um problema externo. Aumentou o número de residências que sofrem com cupins. “Começou com a árvore na calçada, e logo depois nos demos conta que os armários estavam todo comido por cupins” relata a munícipe Loudes Tanura, que precisou contratar serviço de detetização, para resolver o problema.

A moradora do Jardim Morumbi, Mônica Paiva, também foi vitima do inseto.Teve seu quintal todo infestado pelos cupins. “A maior parte do meu quintal era madeira que precisou ser toda substituído por tijolos” diz Mônica, que falou também sobre os terrenos baldios que possuem árvores totalmente tomadas por cupins .

“Já detetizei a casa e todo mês eu aplico cupinicida, mas mesmo assim, precisei trocas todas as madeiras”completa Mônica.

A prefeitura declarou que no lugar das árvores arrancadas será feito o replantio de espécies mais resistentes aos cupins e portanto Araraquara não deixará de ser uma das cidades brasileiras com a maior cobertura vegetação em perímetro urbano. Ao todo existem mais de 80 mil árvores espalhadas por todos os bairros do município.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/