[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Rádio Uniara FM 100,1 está temporariamente fora do ar para ajustes técnicos.

Em breve, toda a programação da rádio estará normalizada. Agradecemos a compreensão de todos os nossos ouvintes

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Fisioterapeuta desenvolve novo tratamento para câncer de mama

Por: JULIANA FRANCO

12/04/2005

A fisioterapeuta Michele Elisabete Rubio Alem,desenvolve um novo tratamento para vítimas do câncer de mama. O tratamento é tema de seu doutorado e concilia a fisioterapia com a acupuntura.

O trabalho é realizado na Rede Feminina Sãocarlense de Combate ao Câncer, em São Carlos(SP), na Rede Rioclarense de Combate ao Câncer "Carmem Prudente", em Rio Claro(SP), em instituições sem fins lucrativos que apóiam mulheres e nas crianças vítimas do câncer.

As beneficiadas pelo tratamento são mulheres que tiveram câncer de mama e como conseqüência retirada total ou parcial da mama, o que acarreta dificuldades de movimentações dos braços.

Segundo Micheli, a idéia de associar a acupuntura com a fisioterapia surgiu da necessidade de encontrar um tratamento eficiente, rápido e menos cansativo para as pacientes.

O objetivo é diminuir as limitações dos braços e o desconforto causado pelo enfachamento. Neste caso, o tratamento habitual é fisioterapêutico e usa a drenagem linfática e o enfachamento compressivo.

Para poder realizar este tratamento, a paciente não pode estar passando por seções de radioterapia ou quimioterapia, pois essas seções trazem dificuldades de movimentação do braço, e a acupuntura faz o oposto.

"Apesar dos resultados ainda estarem sendo analisados, já é possível notar grande melhoria.Houve uma grande melhora principalmente no que se refere a diminuição da dor, aumento da ADM, diminuição na sensação de peso do braço e melhora na qualidade de vida das pacientes"diz.

Paralelamente a este trabalho, que beneficia 29 mulheres, com o apoio de algumas empresas, o livro “Orientação Gerais Para Mulheres Mastectomizadas” foi editado. Será lançado em Rio Claro e já possui registro na biblioteca nacional.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/