Ageuniara

CRM oferece apoio à mulheres de Araraquara

Por: DENIZE SIMONY JANUARIO

17/05/2004

Inaugurado, em junho de 2001, o CRM (Centro de Referência da Mulher) "Professora Heleieth Saffioti" desenvolve um importante trabalho às mulheres de Araraquara (SP)

O nome do Centro de Referência é uma homenagem à Professora Heleieth, que segundo Gisele Cortes, gerente do CRM, tem dedicado sua vida à luta contra a violência, particularmente à violência doméstica.

"O objetivo fundamental do Centro é a prestação de serviços e o desenvolvimento de políticas públicas que atendam as demandas específicas das mulheres", diz Gisele.

Segundo ela a procura por atendimento no CRM tem aumentado, o que revela que a violência doméstica contra a mulher está cada vez maior.

"De acordo com dados da Fundação Perseu Abramo, em São Paulo, a cada 15 segundos uma mulher sofre algum tipo de agressão", informa .

Entre os tipos mais freqüentes de violência estão a psicológica que define ameaças, humilhações, insultos, abuso emocional. Há também a violência física, que é espancamento, facadas, mordidas, empurrões, uso de armas de fogo. E violência sexual, quando a mulher é obrigada a ter relações sexuais quando não quer ou de maneira dolorida e ser obrigada a assistir ou manter relações com outras pessoas.

"Essas agressões em geral ocorrem dentro de casa e são cometidas pelos maridos, companheiros ou namorados. Temos lutado para que a violência doméstica seja encarada como um problema social e político", critica Gisele.

Para as mulheres que sofrem algum tipo de violência, tanto verbal como física, o CRM realiza o acolhimento de mulheres vítimas de violência, atendimento psicológico, orientação jurídica e encaminhamento social.

"Além dessas prestações de serviços, o Centro de Referência da Mulher realiza oficinas e palestras para a comunidade", diz Gisele.

Toda mulher que sofrer violência, deve se dirigir ao CRM onde será acolhida ou telefonar para marcar atendimento pelos telefones: (16) 235-8884 ou (16)201-5000. O CRM fica na rua São Bento, 1728. A partir do dia 20 de Maio atenderá na Avenida Feijó, 689, no Centro de Araraquara.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/