Ageuniara

Matão resgata história da Sesmaria Cambuhy

Por: RICHARD JOSE SELESTRINO

05/05/2004

Matão (SP) terá o seu primeiro Museu que contará a história da Sesmaria do Cambuhy, um conjunto de fazendas que se estendia por várias cidades do interior de São Paulo.

Nela eram criados gados, porcos, cultivava-se arroz, algodão, milho, citrus e também a maior plantação de café do mundo.

A Sesmaria teve vários donos entre eles Gavião Peixoto, Nhonhô Magalhães, a Cia. dos Ingleses e depois um grupo nacional.

Além das fazendas o empreendimento contava com a Fábrica de Óleos Cambuhy, localizada no bairro Toriba.

O local é conservado pelos atuais proprietários, a família Scutti e é onde Dudi Scutti, idealizador do projeto, pretende instalar o Museu.

Ele possui um acervo de aproximadamente 3,5 mil objetos que fazem parte do império construído na cidade no início do século XX.

Convidado pelo idealizador do projeto a visitar o espaço onde o Museu será instalado, Paulo César Cedran, Secretário Municipal de Educação e Cultura, aprovou a escolha do local por se tratar do lugar original daquilo que o Museu pretende explorar: a história econômica de Matão.

Segundo Cedran a importância de um projeto como esse além do resgate histórico está na preservação da memória.

"O Museu deve preservar a memória e não apenas resgatá-la e deixá-la como um objeto", observa.

Ele ressalta que um projeto como esse assegura a conservação do patrimônio histórico do município e a formação das futuras gerações.

"O Museu só faz sentido se tiver geração de pesquisa, estudo, criação de arquivos; só a partir disso a sua temática ganha vida" diz.

A criação de um site na internet deve ser a primeira atividade do Museu.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/