[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Rádio Uniara FM 100,1 está temporariamente fora do ar para ajustes técnicos.

Em breve, toda a programação da rádio estará normalizada. Agradecemos a compreensão de todos os nossos ouvintes

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Projeto ajuda diminuir câncer de mama

Por: ALINE MARIA LIZEO

02/04/2004

Um projeto de conscientização realizado pela Secretaria Municipal da Saúde de Taquaritinga (SP) ajuda a diminuir os casos de câncer de mama na cidade.

Segundo a Dra. Maria da Costa Teixeira, responsável pela Secretaria Municipal da Saúde do Município, enquanto a maioria das cidades do interior montam grupos de apoio a portadoras da doença, Taquaritinga não precisa se preocupar com o câncer de mama.

De acordo com a médica o auto-exame é muito importante para facilitar a descoberta precoce da doença, por isso, Taquaritinga não tem enfrentado problemas mais graves com a doença. Além das mamografias, as mulheres da cidade estão cada vez mais convencidas de que prevenir é o melhor remédio.

"As consultas freqüentes a um médico e a prevenção são essenciais, porque mesmo se o câncer surgir, a chance de que seja incurável é bem menor quando detectado no início", declara a Dra Maria.

Estudos feitos mostram que o câncer de mama atinge mais mulheres entre 40 e 59 anos de idade. Esse é o tipo de câncer mais temido pelas mulheres devido seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção de sexualidade, a auto-estima e a própria imagem pessoal.

No Brasil, duas em cada onze mulheres desenvolvem câncer de mama e existem de 3 a 5 casos que, na sua maioria, atingem mulheres com mais de 40 anos.

A professora Lissínia Marino, de 49 anos, diz que foi muito difícil lidar com o tratamento do câncer e sofreu muito ao perder um dos seios.

"Quando fiz a cirurgia para a retirada do meu seio direito, meu mundo acabou ali, perdi a auto-estima, sofri com as quimioterapias e por isso hoje alerto as mulheres sobre a importância da prevenção", finaliza Lissínia, emocionada.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/