202101250351

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Encenação de Cristo é tradição em Araraquara

Por: TIAGO ROBERTO GUIDELLI

25/03/2004

Acontece no dia 9 de abril, às 19h30, no Estádio da Fonte Luminosa, em Araraquara (SP), a 23ª edição da Encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.

A Encenação é tradicional na cidade e conta a história de Cristo desde o nascimento até sua morte e ressurreição. No enredo são usados fragmentos bíblicos e adaptações correspondentes ao tema da Campanha da Fraternidade, que em 2004, aborda o tema "Água".

Esse evento começou em 1982, quando três pessoas do grupo de jovens da igreja Nossa Senhora Aparecida, resolveram montar a primeira peça, que encenaria a trajetória de Cristo.

As roupas e o cenário utilizados na peça foram doados por empresários da cidade. A apresentação foi feita sobre uma carroceria de caminhão que ficou em frente à igreja, recebendo um público de aproximadamente 3.000 pessoas.

Em pouco tempo este espaço não foi suficiente sendo transferido para o Estádio Municipal em 1986.

Mas não foi só o público que aumentou. Dos cinqüenta atores que começaram, a encenação passou para duzentos e hoje conta com aproximadamente duzentos e trinta pessoas. Sendo que todos os atores são amadores e não têm nenhuma remuneração para participar do evento.

Em 1993, foi novamente transferido agora para o Estádio da Fonte Luminosa (Associação Ferroviária de Esportes), o mesmo local até hoje.

Devido ao crescimento e representatividade na cidade, o deputado Dimas Eduardo Ramalho, apresentou, na Assembléia Legislativa, um projeto de lei para incluir o evento no Calendário Oficial de Turismo.

Em 4 de março de 1997, foi sancionada a Lei nº 9.479, incluindo a Encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo no Calendário Turístico do Estado de São Paulo.

Em 21 de setembro,do mesmo ano, a encenação foi profissionalizada, recebendo o nome de ENSA (Encenação Nossa Senhora Aparecida).

Para Alcindo Sabino dos Santos, coordenador de turismo de Araraquara o evento é importante, pois aumenta o fluxo comercial e engrandece a região. "O evento torna ponto de referência para a cidade", salienta Santos

Com a profissionalização do evento o Governo passou a destinar verba, pois até então as viabilizações de dinheiro eram feitas por meio de venda de pizza, bingo, ajuda de patrocinadores e da Prefeitura. Atualmente o custo da encenação gira em torno de R$ 20 mil reais.

Segundo José Luis Alves, o público quer ver novidades, e são estas que geram um custo maior. "As adaptações para a campanha da fraternidade aumentam o custo, sem contar com os gastos pré-estipulados como confecção de novas roupas, pois todo ano aumenta o numero de pessoas, efeitos especiais, fogos de artifícios, alimentação e transporte para os atores, segurança, entre outros", afirma Alves.

Mas por dois anos consecutivos o evento tem dificuldades, em sua realização, pois ano passado e neste ano, o Governo não enviou dinheiro. Então foi solicitado ajuda à Prefeitura Municipal que arcou com uma parte dos custos.

Para assistir a encenação o ENSA pede-se facultativamente um quilo de alimento não perecível. O ano passado foi arrecadado 8,5 toneladas, com um público de aproximadamente 25 mil pessoas.

Para o coordenador Alves, a quantidade de alimento arrecadado era para ser maior, mas uma parte dos jovens sentem vergonha de levar alimento



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI