[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

Em vista das melhorias que estão sendo realizadas na portaria principal da Unidade I da Uniara, alunos, interessados e colaboradores devem utilizar a entrada localizada na Rua Voluntários da Pátria, 1309 (Rua 5).

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Família de Novo Horizonte é exemplo no atletismo

Por: ANA PAULA ROSA

22/04/2004

A família Salla, de Novo Horizonte(SP), se destaca ao fazer, de um problema de saúde, a porta de entrada para novos rumos no esporte.

Há 14 anos, José Henrique Salla, 42, marceneiro, conheceu e trouxe para sua família o atletismo, por meio de corridas indicadas para restabelecimento de sua perna devido a um acidente.

Como todos estavam envolvidos com a prática do esporte e sobretudo pelo bom desempenho em pequenas competições, os Salla tornaram-se conhecidos no amadorismo regional, fortalecendo laços entre os corredores e suscitando o desejo de ir mais além , ao utilizar sua experiência para o apoio de crianças e jovens carente,s através de um projeto próprio conhecido como "Atletas do Futuro".

Este projeto, em funcionamento há 8 anos, em espaço cedido pela gestão anterior, da prefeitura municipal, consiste na orientação moral, familiar e profissional, como também, treinamentos ensinados por profissionais e pela própria família Salla , que possui experiência , pelo acúmulo de mais de 300 troféus e boas colocações em competições como a São Silvestre.

Mesmo com o pequeno apoio financeiro que recebe de 24 empresas da cidade, o projeto tem alcançado resultados surpreendentes ao revelar talentos como a própria Karina Salla,16, que começou a competir com 9 anos e hoje é tri-campeã estadual em campeonatos abertos e pelas colocações em 3° e 5° lugar na São Silvestrinha.

Outro exemplo de talento , e prova das dificuldades financeiras encontradas pelo projeto, ocorreu no Campeonato Estadual Aberto de 2000 em Cubatão( SP), com João Paulo Machado, o Joãozinho, que, concorrendo com atletas da equipe Funilência de São Caetano (SP) , a favorita do campeonato, quebrou o recorde mirim, contando apenas com um tênis emprestado.

Estima-se que mais de 700 crianças tenham passado por este projeto, surgindo daí alguns atletas de nível nacional como o próprio idealizador, José Henrique.

Devido à inconstância de apoio e recursos financeiros por parte da cidade , muitas crianças não obtiveram a estrutura necessária para prosseguirem com os treinamentos, já que as atividades ficaram interrompidas por dois anos.

Atualmente a família Salla está em busca de mais patrocinadores. O projeto "Atletas do Futuro" tornou-se algo pessoal para a família, devido à melhoria na qualidade de vida das crianças participantes e, também , ao suporte necessário que pode dar à carreira de diversos talentos.

Os Salla,que estão amadurecendo e competindo em competições do atletismo no país. Uma prova de que garra e espírito de luta são pontos essenciais que todo ser humano deve possuir ao deparar-se com dificuldades.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/