Ageuniara

Projeto oferece capoeira para deficientes físicos

Por: JOCASSIA AVELAR CANAVERDE

20/11/2003

Um programa implantado, em 2001, pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundart (Fundação de Arte e Cultura) de Araraquara(SP) oferece várias atividades, uma delas é a capoeira para deficientes físicos. A iniciativa é da prefeitura municipal de Araraquara.

As atividades acorrem na APAE ( Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) e no "Lar Nosso Ninho". O programa é aberto a todas as idades, mas apenas para quem freqüenta essas entidades.

Os professores têm uma preparação especial para esse tipo de atividades, eles são pagos, pois existe uma verba especialmente para a cultura.

Além do planejamento, são feitas reuniões semanalmente onde são discutidos como serão as aulas, para que os professores reflitam como poderão dar as aulas, pois não é uma aula qualquer.

Segundo Euzânia Andrade, coordenadora de projetos culturais, o objetivo da capoeira é desenvolver a aprendizagem de exercícios físicos de uma maneira agradável e salutar ajudando-os na necessidade do combate a obesidade, tornando-os mais leves e ágeis, cultivando também a amizade, companheirismo e respeito pelo próximo.

"Pelos resultados, já obtidos, acreditamos estar criando uma verdadeira cidadania e é evidente que ainda em construção. Eles estão mais conscientes de seus direitos e também de seus deveres, criando condições de uma qualidade de vida melhor e facilitando o acesso das comunidades de baixa renda a lutar por arte e cultura", ressalta a coordenadora.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/