Ageuniara

USP desenvolve estudo sobre Estação de Tratamento de Esgoto

Por: PATRICIA FERNANDA MAGALHÃES

19/11/2003

O professor José Roberto Campos, do Departamento de Hidráulica de Saneamento da USP ( Universidade de São Paulo) entrega, nesta sexta-feira (21/11),ao prefeito de São Carlos, Newton Lima Neto (PT) e ao diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Jurandir Povinelli, o resultado do "Estudo de Alternativas para a construção da Estação de Tratamento de Esgoto em São Carlos (SP)".

O estudo coordenado por Campos também envolveu a participação dos professores Luis Antonio Daniel e Marco Antonio Penalva Reali, também do Departamento de Hidráulica e Saneamento.

O projeto envolve um contrato entre a Fundação para o Incremento da Pesquisa e do Aperfeiçoamento Industrial (FIPAI) e o SAAE.

Segundo o professor Luis Antonio Daniel, a elaboração das alternativas teve início em 2000 e durante esse período três componentes foram avaliados: parte técnica, econômica e ambiental e assim pôde ser definido qual a melhor área para a construção.

"A idéia é que se tenha um custo elevado na construção e um custo baixo na operação, o chamado custo benefício em economia".

De acordo com ele a Estação será do tipo anaeróbio seguido por mais um processo mais barato e eficiente. "A capacidade de tratamento será mínima de 500 litros por segundo e máxima de 1.300",explica o professor.

Segundo ele a construção da Estação de Tratamento de Esgoto é um benefício para a comunidade de Sâo Carlos, porque vai melhorar a saúde da população da cidade", finaliza o professor.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/