[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Rádio Uniara FM 100,1 está temporariamente fora do ar para ajustes técnicos.

Em breve, toda a programação da rádio estará normalizada. Agradecemos a compreensão de todos os nossos ouvintes

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Jornalismo ambiental atrai estudantes da UNIARA

Por: KELEN TREVISAN FERNANDES

19/11/2003

Os alunos do curso de jornalismo do Centro Universitário de Araraquara (UNIARA) participaram, durante a 3ª Semana de Jornalismo, que ocorreu entre os dias 13 e 17 de outubro, de um minicurso sobre a análise da relação entre o jornalismo e o meio ambiente.

A história do jornalismo ambiental e os principais processos de degradação do meio ambiente foram os principais assuntos abordados pelo professor Francisco Rolfsen Belda, Mestrando em Jornalismo Científico pela Escola de Comunicação e Artes(ECA) da USP(Universidade de São Paulo).

Dentre os maiores problemas ambientais da atualidade, pode-se citar o aquecimento global e a perda de biodiversidade.

Outro fato que merece destaque é a postura mantida pelos EUA em relação aos acordos diplomáticos firmados nessa área.

"A nação mais poluidora e mais rica do planeta passou a ignorar seus problemas internos, assim como a sua responsabilidade nos problemas globais, como por exemplo, o recuo na assinatura do Protocolo de Kioto", ressalta Belda.

Juliana Carina Previdelli, aluna do 2º ano de jornalismo, diz que o assunto abordado no minicurso, além de ser atual, foi bem explorado.

O número de jornalistas especializados em meio ambiente tem aumentado, apesar da questão ambiental não estar no centro das discussões nacionais.

Os aspectos ambientais na política, na economia, e até mesmo no cotidiano não têm sido explorados em abordagens aprofundadas de acordo com a sua importância.

Para Belda, o jornalismo tem cumprido uma função importante no aspecto de fiscalizar desvios, principalmente com relação ao desmatamento na Amazônia e outras áreas naturais.

"A principal crítica que se faz é que a abordagem sobre os problemas ambientais é, ainda, fragmentária e desvinculada de uma reflexão mais profunda a respeito das origens e dos condicionamentos socioculturais desses problemas", explica.

Quando questionado a respeito da política ambiental desenvolvida pelo atual governo, Belda foi taxativo ao dizer que "por enquanto, não houve avanços e, de certa forma, um retrocesso na questão dos transgênicos".

Ele afirma que deve haver uma revisão das prioridades internas e que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT), deveria usar o seu carisma internacional para levantar, novamente, as discussões a respeito dos protocolos ambientais.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/