Ageuniara

Psiquiatra diz que depressão é um dos males do século 21

Por: CAMILA ASTORINO

19/11/2003

O psiquiatra Dr. Marcos de J. Nogueira, de Araraquara(SP), declarou ontem, em entrevista à Ageuniara, que a depressão é um dos grandes males do século 21.

Segundo ele situações estressantes podem desencadear outros problemas além da depressão, como a síndrome do pânico e o transtorno bipolar, em que o estado do paciente oscila entre o eufórico e o depressivo.

"O contrário também pode acontecer. Da mesma forma que pessoas submetidas a estresse são mais suscetíveis à depressão, as pessoas deprimidas têm mais propensão a se sentirem pressionadas e a se encontrarem em situações estressantes, ou seja, a depressão também favorece o estresse", explica.

De acordo com o médico, as fragilidades no sistema cardiovascular também costumam ser potencializadas com a depressão. "Isso quer dizer que aqueles que já tiveram algum problema com o coração e apresentarem depressão associada a exposição ao estresse têm cerca de três vezes mais chance de sofrer um enfarte".

Nogueira aconselha as pessoas a fazerem exames de avaliação periódicamente como forma de prevenir várias doenças, entre elas a depressão e até mesmo problemas cardiovasculares.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/