Ageuniara

Consumo de carne de Avestruz é novidade em Araraquara

Por: VALESCA CRISTINA MENDONCA

11/11/2003

A estrutiocultura é a criação de Avestruzes ,tão estranho quanto o nome da criação, é o sabor da nova carne que há alguns meses vem sendo colocado no mercado de carnes exóticas em Araraquara(SP).

Para Rodolfo Messali, dono da Peixe & Cia ,em Araraquara, seu estabelecimento está oferecendo há quase dois meses a carne de avestruz ,além de outras carnes exóticas,tais como de rã , javali , coelho , capivara , jacaré e de algumas aves.

"Todos são animais de criação, com notas fiscais e inspeção Federal para comercializar estes tipos de carnes",garante o comerciante ,que está começando a vender agora,este tipo de produto.

A carne de Avestruz ainda é cara, porque há poucos criadores e a carne ainda é desconhecida do consumidor .No comércio de Araraquara ela é vendida na faixa de R$ 55,00 o quilo.

"Muitos que podem comprar ,compram por curiosidade,pois a carne de avestruz tem sabor parecido a de um filé mingnon só que sem gordura", informa Messali.

Ele espera que com o tempo esta carne esteja difundida no mercado e o preço se torne mais acessível à população.Pois neste período que está trabalhando com o produto só conseguiu vender de 2 a 3 quilos.

"As pessoas tem que saber preparar a carne de avestruz para comer,senão a pessoa acaba estragando a carne e acha que é horrível o produto", garante César Fiore, dono da F&F Avestruzes.Ele diz que este tipo de carne é muito mais saudável porque não tem colesterol.

Segundo uma tabela publicada no livro "A criação de Avestruz no Brasil",dos escritores Celso da Costa Carrer e Marcelo Eduardo Kornfeld a carne de avestruz possui 75% de água,1.2% de gordura,21% de proteína e 104% de calorias,além de não ter colesterol.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/