Ageuniara

Pirassununga ganha projeto de Educação Ambiental

Por: TATIANI DA CRUZ COSTA

11/11/2003

O Ibama ( Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recurso Naturais Renováveis) através do Cepta ( Centro de Pesquisa e Gestão dos Recursos Pesqueiros Continentais), desenvolve, em Pirassununga(SP), o projeto "Educação Ambiental", que promoverá eventos e exposições na Cachoeira de Emas, com o intuito de divulgar o trabalho dos moradores.

Segundo Valtair Silva, funcionário do Cepta e idealizador do projeto, o objetivo é promover a integração do artesanato local, bem como a criação de um comércio forte voltado para o turismo.

"O que especialmente temos como meta, é que as famílias consigam criar condições decentes de trabalho utilizando os recursos naturais que Cachoeira de Emas oferece", afirma Silva.

Os artesãos estão se organizando, através da iniciativa e do incentivo do projeto, para buscar melhoramentos para a região turística do município, e alertar as autoridades municipais de que o local necessita de atenção, já que na época do verão ocorrem muitas chuvas e as barracas não são fixas.

O projeto pretende firmar parcerias com o SENAI(Serviço Nacional da Indústria) e o SEBRAE( Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas), a fim de que os artesãos possam passar por processo de aprendizagem, atualização e reciclagem.

"Acreditamos que o projeto, com todas essas parcerias trará vários benefícios para nós que dependemos do comércio local", diz o artesão,Ricardo Torres

"Esperamos que com os trabalhos de capacitação, a qualidade do artesanato seja incrementada funcionando como um novo atrativo turístico", diz Silva.

O resultado esperado é que as comunidades se concientizem da possibilidade de sobreviverem com os recursos naturais e paisagísticos da região, gerando renda sem agredir o meio ambiente.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/