Ageuniara

Matão desenvolve Programa "Escola da Família"

Por: MARINA GATTI DUQUE

10/11/2003

Matão (SP) desenvolve o programa "Escola da Família".Desenvolvido aos sábados e domingos, das 9h às 17h, permite que a comunidade possa freqüentar as escolas da rede de ensino.

Com recursos do estado sob a coordenação da Secretaria de Estado da Educação e com suporte técnico da Unesco, o programa se beneficia da tecnologia social do Instituto "Ayrton Senna" para o desenvolvimento humano de jovens.

Desde agosto de 2003, todas as escolas da rede estadual contam com uma estrutura especial para abrir suas portas aos sábados e domingos e proporcionar aos alunos e integrantes da comunidade programações culturais, sócio - educativas, esportivas e recreativas.

Este projeto obedece uma grade de programação composta em 70% por atividades fixas que incluem : esportes ( jogos populares, brincadeiras, atletismo, ginasticas, artes marciais), cultura ( música, teatro, dança, filmes, leituras), qualificação para o trabalho ( informática, línguas, cursos diversos) e saúde (informações preventivas diversas, palestras).

Para isso as escolas envolvidas no projeto contam com a ajuda de monitores e instituições de ensino superior. Os monitores atuam no projeto atendendo a comunidade nos programas aplicados.

Há vagas e o candidato deve estar cursando uma Faculdade e para esse cargo deverá, obrigatoriamente, ter cursado o ensino médio na rede pública do Estado de São Paulo. Todo universitário, de escola particular, recebe uma bolsa- auxílio para viabilizar seus estudos nas instituições de ensino superior conveniadas com a Secretária da Educação.

A bolsa universidade, por exemplo, é de até 50% do valor das mensalidades escolares, limitada a R$ 267,00/mês, renovável semestralmente.

Apenas serão aceitos candidatos matriculados em instituições privadas de ensino superior que firmarem convênio com a Secretaria da Educação, comprometendo-se a conceder aos alunos selecionados uma bolsa de estudo, em valo que complemente 100% de gratuidade na mensalidade.

Para se cadastrar o universitário deve entrar em contato com a diretoria de ensino mais próxima da sua residência.

"Os materiais não são fornecidos pelo governo, é necessário que os próprios universitários e coordenadores procurem patrocinadores que forneçam materiais. Não pode ser em dinheiro, assim como não podemos promover atividades com fins lucrativos, a não ser que o lucro seja totalmente revertido para o projeto"explica Ronaldo Marcel Inocêncio da Costa, universitário que participa do projeto. Para se inscrever no projeto Escola da Família os interessados devem procurar a Central de Atendimento pelo tel. 0800-7700012.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/