[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Rádio Uniara FM 100,1 está temporariamente fora do ar para ajustes técnicos.

Em breve, toda a programação da rádio estará normalizada. Agradecemos a compreensão de todos os nossos ouvintes

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Emissão de carteiras de trabalho caem e busca pelo primeiro emprego aumenta

Por: FELIPE DE ASSIS SMANIOTTO CASSUCIO

28/08/2017

O cenário econômico atual do Brasil é precário e isso não deixa de ser uma realidade na vida de muitos. Segundo informações do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a emissão de carteiras de trabalho caiu 69,7% em Araraquara (SP), na comparação dos primeiros cinco meses de 2015 e 2017. De janeiro a maio de 2015, foram 334 carteiras novas. No ano seguinte, o número caiu para 180 e, em 2017, foram 101 emissões. Segundo o gerente regional do Ministério do Trabalho e Emprego, de Araraquara, Milton Bolini, o dado está relacionado à economia do país.

A economista Maria Adriana Villa, de Brotas (SP), que trabalhou por 25 anos como gerente financeira numa empresa da cidade, salienta que a diminuição da emissão de novas carteiras de trabalho é mais um reflexo da grave crise econômica pela qual passa o país.  "A deterioração da atividade econômica, em termos quantitativos e qualitativos, faz com que os empregadores deixem de investir em novos funcionários e, muitas vezes, contratam por tempo determinado, temendo piora na situação econômica, e quando contratam com registro, exigem cada vez mais qualificações, o que  dificulta muito conseguir um primeiro emprego". 

Um outro agravante, de acordo com ela,  é o aumento da informalidade, pois para ter renda em tempos de crise e de desemprego, as pessoas arriscam trabalhar por conta própria ou para terceiros, mas sem registro algum. " O mercado de trabalho hoje apresenta um quadro de redução generalizada, onde a taxa de desemprego atingiu níveis historicamente nunca vistos no Brasil", opina.

Recentemente o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), de Araraquara, registrou, no início de agosto, oportunidades de emprego distribuídas em 150 vagas, em diversas áreas, mesmo assim é dificil o acesso às vagas, pois a necessidade de ter experiência, em determinadas áreas, dificulta a pessoa que deseja conseguir seu primeiro emprego ou, até mesmo, trabalhar para sustento próprio. Com isso, moradores e empregadores de Araraquara disponibilizam grupos de “freelas” e empregos, na plataforma social facebook, além do PAT contar seu próprio website, grupo e página no facebook.

Caso a pessoa se interesse por alguma vaga os documentos obrigatórios são currículo atualizado, Carteira de Trabalho e documento com foto. O PAT está localizado Rua Ivo Antonio Magnani, 200 - Fonte Luminosa, com o atendimento das 7h15 às 12h45. O telefone para contato é (16) 3301 5000.

Publicada em 29/8/2017 às 20h56.

 



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/