Ageuniara

Arquiteto destaca a sustentabilidade do Design de Interiores

Por: FELIPE DE ASSIS SMANIOTTO CASSUCIO

12/06/2017

O design de interiores é uma técnica cenográfica e visual para a composição e decoração de ambientes internos (cômodos de casas, escritórios, palácios etc.) que é muito utilizada em Araraquara (SP). O arquiteto, Alex Matos, formado na Universidade de Araraquara (UNIARA), diz que a sustentabilidade no design de interiores deve ser ecologicamente correta e essencial. "Porém, os custos de peças ecologicamente corretas acabam saindo um pouco mais caro que as peças industrialmente fabricadas", observa.

Matos conta que algumas casas, em Araraquara, buscam o Design Ecológico ou Ecodesign, que auxilia no impacto ambiental e poupa no bolso daqueles que buscam essa saída. " Utilizar fontes naturais como luz, ventilação e até energia solar é uma das eficiência do Ecodesign. Já existem também o reaproveitamento ou reutilização de materiais, pallets que agora servem de estrutura para um aconchegante futon. Pneus reaproveitados como pufe", explica.

Segundo ele, a criatividade é o que rege quando o tema é reutilização e reaproveitamento para o design de interiores. " Cada dia mais novas ideias estão surgindo com o objetivo de reaproveitar e reutilizar materiais que tinham como destino certo o descarte. Uma pintura adequada e um acabamento caprichado permite que esses materiais recriam o ambiente, agregando mínimo impacto ambiental e máximo de versatilidade", finaliza.

Saiba o que é Design de Interiores

Segundo informações do site www.pt.wikipedia.org, consiste na arte de planejar e organizar espaços, escolhendo e/ou combinando os diversos elementos de um ambiente, estabelecendo relações estéticas e funcionais, em relação ao que se pretende produzir.

O profissional harmoniza, em um determinado espaço, móveis, objetos e acessórios, como cortinas e tapetes, procurando conciliar conforto, praticidade e beleza. Planeja cores, materiais, acabamentos e iluminação, utilizando tudo de acordo com o ambiente e adequando o projeto às necessidades, ao gosto e à disponibilidade financeira do cliente.

Também administra o projeto de decoração, estabelece cronogramas, fixa prazos, define orçamentos e coordena o trabalho de marceneiros, pintores e eletricistas.Pode projetar salas comerciais, residências ou espaços em locais públicos.

Esse profissional costuma trabalhar como autônomo, mas pode atuar também como funcionário de empresas especializadas em decoração e design de interiores ou, ainda, como consultor em lojas de móveis.

Entre as dicas comuns entre os designers de interiores são: saber escolher as melhores cores, pois  um fator relevante que é levado em conta pelo profissional de Design de Interiores, por meio de estudo e conhecimento, é a escolha das cores.

Elas são as responsáveis por transmitir sensações para quem está no ambiente e, além disso, são utilizadas para aumentar ou diminuir espaços visualmente. Desta forma, achismos e gostos pessoais não entram em pauta na hora de decorar um ambiente que realmente passe a ideia de agradável e funcional.

Outra dica é ter olhos na sustentabilidade, visto que a consciência ambiental é um assunto que vem ganhando espaço ultimamente e é uma das preocupações que os profissionais hábeis para atuar na área estudam para colocar em prática, sejam em ambientes comerciais ou residenciais.

Nesse sentido, elaborar projetos que priorizam a iluminação e ventilação natural e apostar em soluções sustentáveis na decoração como objetos e mobiliários produzidos com materiais ecologicamente corretos, como madeira de demolição e fibras naturais, por exemplo, são ações estudadas de forma precisa e bem pensada pelo decorador de ambientes.

Fonte: Wikipedia - www.pt.wikipedia.org

Publicada em 13/6/2017 às 21h14.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/