Diferenciais

O curso de Publicidade e Propaganda da Uniara tem mais de 20 anos de tradição em formar profissionais competentes e de destaque no mercado. Com professores experientes, infraestrutura ampla, estrutura curricular sempre atualizada e muitas atividades fora da sala de aula, aqui você vai extravasar sua criatividade e trilhar o caminho para ser um publicitário de sucesso.

Professores

Nossos professores têm experiência em sala de aula, no mercado de trabalho e são comprometidos com a evolução dos alunos. Ter profissionais assim durante sua graduação faz toda diferença!

Atividades

Diversas atividades, viagens, visitas técnicas e premiações são realizadas ao longo do curso. Aqui você tem a oportunidade de conhecer o mercado de trabalho na prática.

Infraestrutura

A Uniara tem uma unidade para os cursos de comunicação, com biblioteca, laboratórios de informática e estúdio de fotografia com câmeras fotográficas. Nossos alunos também usam os estúdios da Rádio Uniara e da TV Uniara.

Mercado de trabalho amplo

Os locais de trabalho são muito variados, têm publicitário em agências, assessorias, departamentos de marketing, veículos de comunicação, produtoras de eventos, empresas de pesquisa e opinião pública, em escolas e universidades, na área acadêmica, entre tantos outros campos.

A formação em uma boa instituição é muito importante, por isso o curso de Publicidade e Propaganda é fundamental para o desenvolvimento e aprimoramento da área comunicação na cidade de Araraquara e região!

Talento com desenhos

A gente sempre vê em sala de aula alguns alunos que chegam com habilidades incríveis. Alguns cantam, outros dançam, alguns curtem teatro, mas outros mostram uma habilidade mágica de desenhar. Calma, pra fazer publicidade, você não precisa ter nenhuma destas habilidades, mas se desenhar é sua paixão, tem muita oportunidade de trabalho na publicidade para quem gosta de desenhar. O professor João de Assis também é muito talentoso e desenhou os professores do curso de Publicidade e Propaganda da Uniara. Veja, na galeria, o desenho e uma frase de cada um.

Conheça as áreas de ensino

Quer conhecer um pouco mais das áreas de ensino do curso de Publicidade e Propaganda? Descubra um pouco mais sobre o que você vai aprender e em quais áreas você pode trabalhar quando se formar.

O mercado audiovisual para cinema e publicidade está expandindo cada vez mais. Os vídeos “on demand” (Netflix, Amazon Prime, PlayPlus, Globo Play, TelecinePlay, etc) estão ampliando o mercado de trabalho com séries, filmes e produção de conteúdo audiovisual. São muitas opções de atuação para quem se interessa por essa área. Em uma produtora, por exemplo, o profissional pode trabalhar no roteiro, produção e direção. Além disso, também é possível ser um produtor de conteúdo independente.

Sempre surgem inovações no meio publicitário e é preciso estar antenado para manter-se atualizado. Novas profissões estão surgindo, como analista de mídias digitais, cientista de dados, blogueiro, influenciador digital, youtuber, entre outros. Além disso, a maneira de trabalhar está mudando, pois muitas empresas oferecem a opção de home-office.

A internet e o smartphone mudaram muito a publicidade, pois o consumidor passou a ser mais ativo, tanto na possibilidade de comprar online quanto de elogiar ou criticar uma empresa. Além de a informação chegar de forma muito mais rápida ao consumidor, ela não está somente nos meios tradicionais, como televisão, jornal impresso e rádio. O publicitário precisa estar preparado para essas mudanças de forma que consiga trazer o melhor resultado para o cliente.

A linguagem visual é uma área da Publicidade e Propaganda que abrange do impresso ao eletrônico. Temos a fotografia, importante em revista, jornal, cartaz e outdoor. O vídeo também é fundamental, pois envolve filmes, comerciais, documentários e séries. A linguagem visual é importante porque dá fundamentos para que o publicitário possa pensar na imagem e no que está além da imagem.

O processo criativo é importante para que você consiga organizar suas ideias e chegar a uma conclusão. Existem ferramentas e exercícios que ajudam que esse processo seja mais tranquilo e o resultado seja melhor. Todo mundo pode ser criativo, é preciso se dedicar e aprender as técnicas usadas para explorar essa criatividade e ampliar as opções no mercado de trabalho.

O planejamento de marketing envolve o diagnóstico de cenário e a definição de objetivos, metas e estratégias que vão reduzir os riscos de uma tomada de decisão dentro de uma empresa ou agência. O objetivo desta disciplina dentro do curso de Publicidade e Propaganda é apresentar ao aluno técnicas de planejamento estratégico que ele possa adotar dentro de uma organização na tentativa de prevenir a empresa das ameaças e se preparar para o futuro.

O profissional de planejamento de mídias é muito importante paras as empresas porque pensa nas melhores ações que podem ser feitas para divulgação, ou seja, programa o que realmente pode trazer o resultado esperado, tanto em ações internas como propaganda. Todo investimento que é feito precisa ser estudado para ter a aplicação adequada, então o profissional que atua no planejamento passa a ser fundamental.

A rotina em uma agência de publicidade é movimentada. É preciso conhecer sobre as diversas empresas que são clientes, uma hora você pode falar de coxinha e em outro momento de planos odontológicos. Cada pessoa tem uma função dentro da agência, como atendimento, criação, planejamento, pesquisa, mídias, entre outros.

Estrutura Curricular

A grade de disciplinas do curso é importante porque mostra as matérias que você vai estudar durante a graduação. Fazemos questão de disponibilizar a grade curricular para que você possa conhecer um pouco mais sobre os temas que serão abordados neste período de aprendizagem e também possa imaginar como será sua rotina e sua vida nos próximos anos.

Aulas 100% presenciais

Escolher fazer sua graduação presencial é acreditar que a sala de aula, a presença dos professores no dia a dia, os amigos e futuros profissionais de Publicidade e Propaganda fazem diferença no aprendizado. Nós respeitamos a sua opinião e garantimos que aqui na Uniara todas as disciplinas serão 100% presenciais para o seu maior rendimento e destaque no mercado de trabalho.

Acompanhe Publicidade e Propaganda no Instagram


@publicidadeuniara

Professores

Temos orgulho dos nossos professores

A gente faz questão de mostrar um pouquinho sobre a formação, experiência profissional e acadêmica de cada professor que dá aula em Publicidade e Propaganda. Você sabe como eles podem fazer a diferença na sua vida? A coordenadora Eduarda Escila Ferreira Lopes te explica neste vídeo!

Transformadores

Nossos professores do curso de Publicidade e Propaganda são assim: envolvidos, apaixonados e preparados para transformar você em um profissional único. São eles que vão transferir o conhecimento que você vai carregar em toda sua carreira. Isso sim faz diferença na hora de escolher a sua universidade. Pense nisso!

Eduarda Escila Ferreira Lopes Monteiro

Professor parceiro faz a diferença

O contato diário com professores em sala de aula e a troca de experiência com outros alunos são importantes na sua formação. Quer saber a importância de ter professores parceiros e envolvidos no seu aprendizado? Assista ao vídeo!

Infraestrutura

Não é possível formar bons profissionais se a universidade não te oferecer aulas práticas durante sua formação. A maioria das aulas de Publicidade e Propaganda é na unidade 1 da Uniara, que conta com salas de aula amplas, laboratórios de informática, biblioteca de comunicação e estúdio de fotografia. A sala da coordenação também fica nesta unidade, para que os alunos tenham um contato mais próximo.

Muitas vezes escutamos que uma imagem vale mais que mil palavras e para o publicitário essa é uma realidade em seu cotidiano. No nosso Estúdio de Fotografia, os alunos desenvolvem fotos publicitárias e podem utilizar o espaço para a elaboração de seus projetos, já temos câmeras fotográficas profissionais disponíveis para os alunos.

Os alunos usam o estúdio da TV Uniara para gravações e edições de vídeos para diversos fins, como comerciais de TV e trabalhos propostos no curso. Também utilizam o estúdio da Rádio Uniara para aprender as linguagens utilizadas no rádio, desenvolver comerciais, spots e jingles.

Biblioteca de comunicação

Biblioteca de comunicação

Estúdio da TV Uniara

Estúdio da TV Uniara

Laboratório de Informática

Laboratório de Informática

Materiais usados em trabalhos dos alunos ficam expostos na biblioteca

Materiais usados em trabalhos dos alunos ficam expostos na biblioteca

Estúdio da Rádio Uniara

Estúdio da Rádio Uniara

Estúdio de Fotografia

Estúdio de Fotografia

Alunos de Arquitetura têm aulas práticas no Centro de Artes

Alunos participam de gravações na Rádio Uniara

Tecnologia no ensino


A Uniara adotou em 2019 o método Google for Education em seu sistema de ensino. Além de ter acesso gratuito a aplicativos como Google Drive, Google Apresentações, Planilha Google e o Formulário Google, nossos alunos e professores utilizam o Class Room, ferramenta que torna a aula mais dinâmica e interativa.

Temos também os laboratórios de informática e as bibliotecas da Uniara à disposição dos alunos. A Uniara tem quatro bibliotecas, nas unidades 1, 3 e 4. No total, são 74 mil livros, além dos CD’s e DVD’s. Nossas bibliotecas têm áreas de estudo e acesso à internet para consulta on-line do acervo.

Depoimentos

A gente fica muito feliz quando o aluno se forma em Publicidade e Propaganda, realiza seus sonhos e quer compartilhar sua experiência com a gente. Nossos professores são muito “corujas” mesmo e querem saber cada conquista dos alunos. Reunimos alguns depoimentos de quem está estudando e também de quem já de formou para você conhecer um pouquinho mais da nossa história.

Muito Mais

Revista eletrônica CMIQuê?

A revista eletrônica CMIQuê? é um projeto muito interessante do curso! Elaborada pelo professor Gabriel Arroyo e alunos voluntários da primeira até a quarta série, tem o objetivo de dar visibilidade aos trabalhos do curso e à área. Por exemplo: toda semana são gravados podcasts sobre diversas situações que acontecem na Publicidade que envolve as campanhas, as tendências, as situações éticas e profissionais de interesse de formação do aluno. A revista serve para o aluno estar sempre atualizado!



Prêmio Regional de Publicidade e Propaganda

O Prêmio Regional de Publicidade e Propaganda acontece desde 2003 e, com o passar dos anos, foi se aperfeiçoando e se tornou um evento consagrado. Promovido pelo curso de Publicidade e Propaganda da Uniara, o prêmio é dividido em duas categorias: Universitário e Profissional

Na categoria Universitário, alunos do curso de PP e de Design Digital podem se inscrever. Já na categoria Profissional, agências de publicidade e produtoras de áudio e vídeo podem participar. Além disso, cada categoria é dividida em subcategorias que vão de Fotografia Publicitária à Embalagem.

Publiara

A Agência Escola de Publicidade e Propaganda existe desde 2000 e tem como objetivo fornecer estágio para os alunos e atender trabalhos da Uniara e de instituições sem fins lucrativos. A Publiara dá várias oportunidades, aumentando o conhecimento e crescimento dos graduandos, com isso há a preparação profissional e aumento do portfólio do estudante.

Workshop para alunos do ensino médio

O curso de Publicidade e Propaganda da Uniara sempre realiza workshops para os alunos do ensino médio de Araraquara e região. É uma oportunidade para os estudantes aprenderem algo novo e conhecerem o curso mais de perto, tirarem dúvidas e visitarem nossa infraestrutura. As atividades são realizadas pela coordenação do curso, em parceria com nossos professores e alunos da graduação. Já foram realizados workshops de fotografia, Youtube, Podcast e Criação, sendo que todos são gratuitos.

Nós temos o pé no mercado

Mais do que disciplinas super atualizadas, professores capacitados e uma estrutura bacana, nossos alunos fazem a diferença lá fora. O curso realiza palestras, visitas técnicas, viagens e muitas atividades para manter o aluno sempre atualizado das novidades e também se inserir no mercado de trabalho.

Palestras

O curso realiza diversas palestras ao longo dos quatro anos da graduação para que nossos alunos tenham contato com profissionais renomados de diversas áreas. É uma oportunidade de aprender com a experiência de alguém que já está no mercado. Já tivemos palestras com apresentadores de TV, um fotógrafo que viajou o mundo, empreendedores e publicitários que atuam em diversas áreas.

Visitas técnicas

É muito importante para a formação conhecer na prática como é a profissão. Nosso curso realiza diversas visitas técnicas, sempre acompanhadas pelos nossos professores. Nossos alunos já visitaram gráficas, estúdios de televisão, exposições, museus, agências, fábricas, entre outros. Além do aprendizado, é também uma oportunidade de fazer contato com os profissionais.

Festivais e premiações

A área de publicidade envolve muitos festivais e eventos com premiações, de modo que os profissionais podem participar e concorrer a prêmios. Diversos eventos têm categorias para que os universitários possam inscrever seus trabalhos também, então nossos alunos são incentivados a participar e ter essa experiência. Já tivemos participações e alunos premiados no FestGraf, FestVídeo, Festival do Minuto, Central do Outdoor, Universidade no Ar, Festin, Festival Brasília Foto Show, FestDigital, HackaLab, FestÁudio, entre outros.

Mais de 24 anos de curso

O curso de Publicidade e Propaganda da Uniara completou 24 anos em 2022, que foram celebrados com uma grande festa reunindo todos que fazem parte desta história. São mais de duas décadas formando profissionais de destaque no mercado de trabalho. Mais do que isso, formando laços entre alunos, ex-alunos, professores e colaboradores.

Fique Sabendo!

Cadastre seu melhor e-mail para receber todas as novidades do nosso curso.